Acções de Formação: Nutrição e Exercício Físico Consumos nocivos de substâncias psico-activas No dia 11 de Novembro, pelas 14h00 e pelas 15h30, teve lugar uma Acção de Formação sobre “Nutrição e Exercício Físico”, no Auditório do Centro Multidisciplinar Interactivo da nossa Escola, para os alunos do 9ºano, turma A e B e alunos da turma do 8ºB .
|
Esta Acção incluiu actividades que permitiram alertar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e de ingestão de diferentes nutrientes de acordo com a roda dos alimentos e a pirâmide alimentar. Também foram abordados os distúrbios alimentares dos jovens, bem como a sua prevalência e etiologia. Por fim, o prelector salientou a importância da actividade física e a relação entre exercício físico e gasto calórico.
No dia 23 de Novembro, pelas 14h00 e pelas 15h30, decorreu uma Acção de Formação sobre “Consumos nocivos de substâncias psico-activas”, no Auditório do Centro Multidisciplinar Interctivo da nossa Escola, para os alunos do 11º ano, turma A e B.
Nesta acção foi transmitido o conceito de “Drogas - o que são?”, as diferenças entre as drogas legais e ilegais, o conceito de dependência e os diferentes tipos de consumidores. Por fim, foram apresentados os diferentes tipos de drogas e as variantes de cada tipo.
Ao longo da acção o prelector reforçou os aspectos negativos do consumo de substâncias nocivas, essencialmente nos adolescentes e jovens e alertou para os cuidados que os mesmos devem assumir quando estão perante situações específicas.
Cada sessão teve a duração de uma hora e trinta minutos e todos os alunos tiveram a oportunidade de apresentar a sua opinião crítica sobre os diferentes assuntos tratados e colocar diversas questões.
Os principais objectivos das duas Acções de Formação foram promover a aquisição de conhecimentos e competências nesta temática de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais
O balanço destas Acções é bastante positivo já que os alunos revelaram bastante interesse, opinião crítica e uma participação activa.
Estas Acções de Formação ocorreram no âmbito da candidatura realizada pela equipa do Projecto Educação para a Saúde ao Programa Cuida-te do Instituto da Juventude, IP e foram apresentadas por técnicos especializados nas referidas áreas.