No âmbito do Projeto de "Educação para a Saúde"( PES), nos dias 7, 17 e 18 de março, os alunos das turmas D, C, H e B do 12º ano, participaram na ação de sensibilização de Suporte Básico de Vida orientada pela professora Sandra Patrícia Tudella, docente da nossa escola.

Esta ação decorreu em 4 sessões distintas e teve como principal objetivo dar a conhecer os procedimentos a adotar em caso de emergência médica básica.

De uma maneira geral, o Suporte Básico de Vida (SBV) é o termo genérico aplicável ao conjunto de medidas utilizadas para restabelecer a vida de uma vítima em paragem cardiorrespiratória. A probabilidade de recuperar uma vítima com sucesso diminui 7 a 10% por cada minuto que passa. Atingidos 3 a 4 minutos de hipoxia, as lesões cerebrais tornam-se irreversíveis.

Qualquer pessoa pode aprender as manobras de SBV e prestar os primeiros socorros, aspeto importante e vital na cadeia de sobrevivência, dado que os serviços médicos raramente conseguem aceder à vítima nestes primeiros minutos.

Nesta ação os alunos tiveram a oportunidade de praticar as referidas manobras tendo colaborado e demonstrado muito interesse por toda a informação transmitida. Foi-lhes ainda facultado um desdobrável, onde consta o Algoritmo de Suporte Básico de Vida do Adulto.

As docentes do PES agradecem aos professores, das turmas envolvidas, a sua disponibilidade e recetividade e à Direção da Escola todo o apoio prestado, o que contribuiu para o sucesso da atividade.

A Equipa do PES

pes-sbv1

pes-sbv2

pes-sbv3

pes-sbv4

pes-sbv5

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL