No dia 1 de dezembro, a equipa do Projeto Educação para a Saúde, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, promoveu várias atividades, no âmbito da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a Sida, que se assinala neste dia.
No início da manhã foi colocado na parte norte da escola sede um laço gigante como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a sida.
Entre as 08h30 e as 13h15 decorreram, no Centro Multidisciplinar Interativo, sessões intituladas "Prevenção de Comportamentos" dirigidas aos alunos do 11º e 12º anos dinamizadas pela Enfermeira Leonilde Cabral e a Psicóloga Manuela Fernandes.
Pelas 10h00 os alunos do jardim de Infância, do 1º e 2º ciclo afixaram os laços/mensagens, por eles elaborados, no placard do polivalente.
Seguidamente, a Diretora do Agrupamento transmitiu uma mensagem à comunidade, relativa à comemoração que assinala este dia.
Às 10h15 decorreu uma coreografia por alunos do 11ºA, 12ºA e 12ºB alusiva à temática.
Durante a semana de 1 a 5 de dezembro os alunos do 3º ciclo e 10º ano terão a oportunidade de visualizar e explorar um filme, em contexto de sala de aula, sensibilizando-os para a necessidade de evitarem comportamentos de risco.
Alunos, professores e assistentes foram convidados a fazer-se acompanhar, neste dia, de uma peça de roupa/acessório de cor vermelha, como gesto simbólico de solidariedade para com todas as vítimas da Sida.
Também, a aluna Mara Oliveira que integra a turma A do décimo ano elaborou um cartaz que constituiu um meio de comunicação visual bastante apelativo à respetiva comemoração.
Ainda, foram distribuídos laços vermelhos aos professores, assistentes operacionais e assistentes técnicos, cujo significado é a ligação ao sangue e à ideia de paixão.
Esta iniciativa constituiu uma oportunidade para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infetadas pelo HIV/sida.
AS ATIVIDADES
OS LAÇOS