Diário de bordo

Entre os dias 9 a 16 de novembro de 2019, um grupo de seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite permaneceu na Hungria, para participar no Projeto Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!” , um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 - agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.


Relato de uma aventura na Hungria.


O dia 10, domingo, foi especial, porque era o primeiro dia para explorar Budapeste, embora o roteiro já estivesse desenhado pelos professores antes mesmo de sairmos de Portugal e era muito completo. Logo pela manhã, visitamos o castelo de Vajdahunyad, fomos ao café Callas, à igreja em V.Kerület, provamos um Raguk na comida de rua, almoçamos num restaurante tradicional, o Étkezde, e fomos visitar o Hard Rock Café, onde todos compraram lembranças. E então, veio a melhor parte de todas: a visita às termas de Széchenyi. Usufruímos de um banho termal de 38 graus ao ar livre, sendo que a temperatura ambiente era de menos de 9 graus. Imaginem!!! Uma das melhores sensações que já tive o prazer de experienciar. Como devem calcular, ficámos muito cansados, mas muito, muito satisfeitos. À noite, no hotel, ainda conhecemos alguns dos nossos colegas de projeto.

Na segunda feira, dia 11, os alunos deslocaram- se para a escola localizada em Szigethalom, uma pequena cidade situada a cerca de 25 km de Budapeste, onde, de manhã, se fizeram as apresentações de cada um dos alunos, países e escolas a que pertenciam; terminadas essas mesmas apresentações, os alunos almoçaram na cantina escolar. Nesse mesmo dia, de tarde, foram feitas várias atividades de “ice breaking”, no ginásio da escola, de forma a que os alunos se pudessem divertir e conhecer ao mesmo tempo.

No dia 12, terça feira, fomos para a escola de manhã, estivemos a conviver com o resto dos alunos e, pouco depois, fizemos o teste de Matemática e Lógica. Depois do almoço na cantina, fomos a um campo medieval aprender sobre a história da Hungria; entre várias atividades fizemos velas. De noite, visitámos o café New York, um emblemático café de Budapeste, comemos Kürt?skalács (chimney cake), jantamos pizza e fomos para o hotel.

Quarta feira, dia 13, de manhã, fizemos uma visita guiada pelo castelo de Visegrád, uma cidade situada a norte de Budapeste; tratava-se de um grande castelo com uma magnífica vista para o rio Danúbio, com uma exposição sobre a sua história. Depois de almoçarmos num restaurante muito acolhedor típico de montanha, seguimos viagem para uma localidade muito bonita, Szentendre, onde visitamos um museu de micro-arte, micro obras de arte que só podiam ser vistas através de um microscópio, pois era muito difícil a vista a olho nu.

Na quinta-feira, dia 14, como sempre, acordámos cedo, e depois do pequeno almoço, fomos de autocarro para a escola que nos acolhia, em Szigethalom, onde realizámos um jogo como se fosse um peddy-paper mas com QR CODES, em que tínhamos de procurar 15 perguntas de lógica, que estavam espalhadas pela escola, resolvê-las e, por fim, entregá-las. Foi um jogo em equipas formadas por alunos de todos os países participantes. Durante o almoço na cantina escolar, provámos uma sopa e uma sobremesa típicas da Hungria. Depois da refeição, ainda na cantina, houve uma troca de prendas com as escolas vindas de outros países. Portugal decidiu oferecer objetos típicos de São João da Madeira. De tarde visitámos um museu local, onde provámos algumas sobremesas típicas daquela zona e tivemos a oportunidade de fazer a nossa própria sobremesa. Jogaram-se, ainda, alguns jogos tradicionais húngaros e visitámos uma exposição com muitos objetos dos anos 60, 70 e 80. À noite, durante um jantar de gala, num luxuoso restaurante de Budapeste, fez-se a entrega de prémios. Felizmente, Portugal conseguiu trazer o primeiro e segundo prémios, o Tiago Pinto e Maria João Santos ganharam o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Ficamos em segundo na pontuação de equipas apenas por algumas décimas. No regresso ao hotel, aproveitámos para conhecer mais alguns locais da encantadora cidade de Budapeste – caminhámos mais de 10kms rodeados de lindíssimos edifícios e monumentos emblemáticos. A noite terminou num Irish Pub, a beber um chocolate quente.


Sexta feira, dia 15, iniciámos as nossas atividades com uma visita guiada ao edifício do Parlamento Húngaro, seguido da praça dos heróis, e para o almoço deslocámo-nos a um restaurante dentro de um barco no rio Danúbio, onde, mais uma vez, experimentámos algumas iguarias típicas da Hungria. De tarde, depois de visitarmos mais alguns monumentos emblemáticos despedimo-nos da equipa húngara e terminámos a nossa tarde passeando por locais emblemáticos da cidade de Budapeste, em especial, uma feira de natal onde decorria um pequeno espetáculo de música típica da Hungria, e onde pudemos colocar em ação os nossos dotes artísticos, demonstrando os passos de dança que aprendemos nas atividades realizada na escola de Szigethalom durante a semana.
No nosso último dia em Budapeste, dia 16, tivemos o prazer de usufruir de um cruzeiro no Danúbio, visitar o monumento dos sapatos, onde vimos os sapatos dos judeus que foram executados junto ao rio. Foi um momento muito emotivo. Depois dessa experiência, fomos ao majestoso mercado central de Budapeste onde vimos lojas de recordações e de comida tradicional. Como não poderia deixar de ser, as professoras fizeram-nos provar uma Goulash, o que nos fez concluir que não há comida melhor do que a Portuguesa.
E, pronto, chegou a hora de regressar. Viajamos até ao aeroporto onde apanhamos um voo direto para o Porto com a duração de pouco mais de três horas.

Os alunos participantes

 

AN Hungria3

 

AN Hungria

 

AN Hungria2

 

AN Hungria4

 

AN Hungria1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL