Diário de bordo

Entre os dias 9 a 16 de novembro de 2019, um grupo de seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite permaneceu na Hungria, para participar no Projeto Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!” , um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 - agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.


Relato de uma aventura na Hungria.


O dia 10, domingo, foi especial, porque era o primeiro dia para explorar Budapeste, embora o roteiro já estivesse desenhado pelos professores antes mesmo de sairmos de Portugal e era muito completo. Logo pela manhã, visitamos o castelo de Vajdahunyad, fomos ao café Callas, à igreja em V.Kerület, provamos um Raguk na comida de rua, almoçamos num restaurante tradicional, o Étkezde, e fomos visitar o Hard Rock Café, onde todos compraram lembranças. E então, veio a melhor parte de todas: a visita às termas de Széchenyi. Usufruímos de um banho termal de 38 graus ao ar livre, sendo que a temperatura ambiente era de menos de 9 graus. Imaginem!!! Uma das melhores sensações que já tive o prazer de experienciar. Como devem calcular, ficámos muito cansados, mas muito, muito satisfeitos. À noite, no hotel, ainda conhecemos alguns dos nossos colegas de projeto.

Na segunda feira, dia 11, os alunos deslocaram- se para a escola localizada em Szigethalom, uma pequena cidade situada a cerca de 25 km de Budapeste, onde, de manhã, se fizeram as apresentações de cada um dos alunos, países e escolas a que pertenciam; terminadas essas mesmas apresentações, os alunos almoçaram na cantina escolar. Nesse mesmo dia, de tarde, foram feitas várias atividades de “ice breaking”, no ginásio da escola, de forma a que os alunos se pudessem divertir e conhecer ao mesmo tempo.

No dia 12, terça feira, fomos para a escola de manhã, estivemos a conviver com o resto dos alunos e, pouco depois, fizemos o teste de Matemática e Lógica. Depois do almoço na cantina, fomos a um campo medieval aprender sobre a história da Hungria; entre várias atividades fizemos velas. De noite, visitámos o café New York, um emblemático café de Budapeste, comemos Kürt?skalács (chimney cake), jantamos pizza e fomos para o hotel.

Quarta feira, dia 13, de manhã, fizemos uma visita guiada pelo castelo de Visegrád, uma cidade situada a norte de Budapeste; tratava-se de um grande castelo com uma magnífica vista para o rio Danúbio, com uma exposição sobre a sua história. Depois de almoçarmos num restaurante muito acolhedor típico de montanha, seguimos viagem para uma localidade muito bonita, Szentendre, onde visitamos um museu de micro-arte, micro obras de arte que só podiam ser vistas através de um microscópio, pois era muito difícil a vista a olho nu.

Na quinta-feira, dia 14, como sempre, acordámos cedo, e depois do pequeno almoço, fomos de autocarro para a escola que nos acolhia, em Szigethalom, onde realizámos um jogo como se fosse um peddy-paper mas com QR CODES, em que tínhamos de procurar 15 perguntas de lógica, que estavam espalhadas pela escola, resolvê-las e, por fim, entregá-las. Foi um jogo em equipas formadas por alunos de todos os países participantes. Durante o almoço na cantina escolar, provámos uma sopa e uma sobremesa típicas da Hungria. Depois da refeição, ainda na cantina, houve uma troca de prendas com as escolas vindas de outros países. Portugal decidiu oferecer objetos típicos de São João da Madeira. De tarde visitámos um museu local, onde provámos algumas sobremesas típicas daquela zona e tivemos a oportunidade de fazer a nossa própria sobremesa. Jogaram-se, ainda, alguns jogos tradicionais húngaros e visitámos uma exposição com muitos objetos dos anos 60, 70 e 80. À noite, durante um jantar de gala, num luxuoso restaurante de Budapeste, fez-se a entrega de prémios. Felizmente, Portugal conseguiu trazer o primeiro e segundo prémios, o Tiago Pinto e Maria João Santos ganharam o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Ficamos em segundo na pontuação de equipas apenas por algumas décimas. No regresso ao hotel, aproveitámos para conhecer mais alguns locais da encantadora cidade de Budapeste – caminhámos mais de 10kms rodeados de lindíssimos edifícios e monumentos emblemáticos. A noite terminou num Irish Pub, a beber um chocolate quente.


Sexta feira, dia 15, iniciámos as nossas atividades com uma visita guiada ao edifício do Parlamento Húngaro, seguido da praça dos heróis, e para o almoço deslocámo-nos a um restaurante dentro de um barco no rio Danúbio, onde, mais uma vez, experimentámos algumas iguarias típicas da Hungria. De tarde, depois de visitarmos mais alguns monumentos emblemáticos despedimo-nos da equipa húngara e terminámos a nossa tarde passeando por locais emblemáticos da cidade de Budapeste, em especial, uma feira de natal onde decorria um pequeno espetáculo de música típica da Hungria, e onde pudemos colocar em ação os nossos dotes artísticos, demonstrando os passos de dança que aprendemos nas atividades realizada na escola de Szigethalom durante a semana.
No nosso último dia em Budapeste, dia 16, tivemos o prazer de usufruir de um cruzeiro no Danúbio, visitar o monumento dos sapatos, onde vimos os sapatos dos judeus que foram executados junto ao rio. Foi um momento muito emotivo. Depois dessa experiência, fomos ao majestoso mercado central de Budapeste onde vimos lojas de recordações e de comida tradicional. Como não poderia deixar de ser, as professoras fizeram-nos provar uma Goulash, o que nos fez concluir que não há comida melhor do que a Portuguesa.
E, pronto, chegou a hora de regressar. Viajamos até ao aeroporto onde apanhamos um voo direto para o Porto com a duração de pouco mais de três horas.

Os alunos participantes

 

AN Hungria3

 

AN Hungria

 

AN Hungria2

 

AN Hungria4

 

AN Hungria1


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Plataforma LER

    Sep 16, 2020

    Plataforma LER O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG – lançam publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, numa sessão online, no dia 22 de setembro, às 15:00h.O programa e outras informações poderão ser consultados no portal no[…]

    Read more...
  • Fotografias da Matilde Bessa para o concurso

    Jul 24, 2020

    Fotografias da Matilde Bessa para o concurso A Matilde Bessa do 6.ºB também participa no concurso Fotografa Livros da Biblioteca. As fotos estão espetaculares! Boa, Matilde! Continua a olhar para os livros com esta imaginação! E se a imaginação é tão boa é porque também és uma[…]

    Read more...
  • Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers

    Jul 18, 2020

    Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers O Dinis Costa, o Pedro Bento e o Francisco Ferreira, do 5.º ano, os nossos médicos de leitura especialistas no problema “Não Saber as Coisas” sugerem a leitura do livro O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers.Segundo os nossos[…]

    Read more...
  • Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação

    Jul 17, 2020

    Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação O SNTL continua a trabalhar e a receit@r a leitura todos os dias para poder curar as maleitas que nos atingem. Desta vez, os alunos Diva, João e Soraia, do 5.ºA, preocupados com o problema da falta de solidariedade e[…]

    Read more...
  • Marcar a Leitura com o 12B

    Jul 16, 2020

    Marcar a Leitura com o 12B Os livros são sempre bons companheiros e a leitura é sempre um momento de evasão prodigioso numa altura em que o desconfinamento ainda é um cenário a ter sob vigilância. Os alunos do 12.ºB criaram marcadores para, com muito estilo,[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...
  • A Rita

    Jun 29, 2020

    Querida Serafim Leite,Acabou…Acabou o tempo de caminhar todos os dias pelo teu chão, o tempo de sentir a tua alegria por entre as paredes. Acabou o tempo de receber, dentro de ti, os melhores abraços e os mais sábios conselhos.[…]

    Read more...
  • Ainda as oficinas

    Jun 26, 2020

    Ainda as oficinas Foto da planta das novas oficinas e vista aérea de todo o espaço escolar.

    Read more...
  • O carnaval da Serafim Leite

    Jun 26, 2020

    O carnaval da Serafim Leite Desde o início a nossa escola tem participado no desfile do carnaval das escolas de S. João da Madeira. Seguem-se algumas imagens de 2003 para aperitivo do levantamento que está a ser feito. E veja-se como o Agora Nós, na[…]

    Read more...