No passado dia dois de dezembro, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite teve o privilégio de assistir à apresentação do livro «UMA MULHER NO TOPO DO MUNDO».Esta obra retrata a vida de Maria da Conceição, uma portuguesa que, tendo sido abandonada pela mãe aos dois anos, foi criada por uma senhora viúva, muito pobre, já com seis filhos. A morte prematura da sua mãe adotiva traçou o caminho da sua vida que a levou ao Dubai, como hospedeira de bordo. É numa das escalas entre voos no Bangladesh que Maria da Conceição se depara com a miséria em que vivem cerca de 15 milhões de habitantes na capital, Dhaka.


A sua infância difícil deu-lhe uma força inabalável para ajudar a quebrar o ciclo de pobreza em que vivem milhões de pessoas nos bairros de lata dessa cidade.
«(…) quando caminhavam pelas ruas de terra batida do bairro e de entre as crianças que estavam na rua destacava-se ‘um bebé muito sujo, sem roupa, cheio de ranho e moscas na cara’ que Maria pegou ao colo. ‘Perguntei-lhe porque pegou naquela criança em particular e ela disse: Peguei na criança mais imunda porque esta é aquela que ninguém vai querer pegar. Isso é o que eu sinto em relação a mim.’» (pág.56)
A escalada do Evereste, que dá título a esta obra, é apenas mais um dos apelos desesperados de Maria para conseguir apoios para a fundação que criou com o nome da sua mãe adotiva: «Maria Cristina Foundation».
Exemplo de um amor ao próximo e de um espírito de solidariedade ímpar, Maria da Conceição continua a superar-se em constantes desafios com um único objetivo – divulgar a sua fundação e arranjar dinheiro para tirar de uma vida de miséria as 131 crianças a quem prometeu dar educação.
No final da apresentação do livro, por Daniela Mira e Maria da Conceição, os alunos e professores tiveram oportunidade de fazer perguntas à autora do livro e de adquirir exemplares autografados. Foram também entregues desenhos feitos pelos alunos da nossa escola que serão entregues aos meninos do Bangladesh.
Para as cerca de 120 pessoas que assistiram à palestra, esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única de conhecer alguém que está, verdadeiramente, no «Topo do Mundo».
«Fiquei impressionadíssima com a coragem da Maria da Conceição»; «Não sabia que havia meninos tão pobres no mundo!»; «Adorei ouvir a história da Maria da Conceição» - estes são alguns dos comentários dos alunos.

Cláudia Proença (Coordenadora do projeto EADH da Amnistia Internacional)

1a IMG 1625


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 67 visitantes e 0 membros em linha