O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto Escola Amiga dos Direitos Humanos, juntou-se à Amnistia Internacional (A.I.) e participou numa Maratona de Cartas. Esta é uma iniciativa habitual da A.I. e consiste em escrever o máximo de cartas aos presidentes de países onde se registam casos de violação dos Direitos Humanos.

Assim, no dia 10 de dezembro, foi montada, no átrio, uma mesa de recolha de assinaturas: ao longo de todo o dia, foram chegando alunos para saber mais sobre este projeto e para assinar as cartas que, posteriormente, serão enviadas aos presidentes dos países em questão. Ao todo serão enviadas cerca de 4000 cartas para a sede da Amnistia, que depois as enviará para os quatro países em causa. A Associação de Estudantes e muitos alunos de várias turmas, nomeadamente do 10ºE, 10º F, 12º A e do 8º B, estiveram ativamente envolvidos na recolha de assinaturas. Na generalidade todos os alunos e restantes membros da comunidade escolar aderiram com muito empenho e entusiamo.

Foram quatro os casos envolvidos nesta Maratona de Cartas:

"O jornalista Eskinder Nega criticou o Governo da Etiópia, o seu país natal; os aldeões de Nabi Saleh, na Cisjordânia, manifestam-se contra o cerco de colonatos israelitas que lhes cortaram o acesso à água, aos campos de cultivo e à liberdade de se deslocarem; Ihar Tsikhanyuk é homossexual e ativista pelos direitos LGBTI na Bielorrússia; e Yorm Bopha luta para que as autoridades cambojanas protejam o direito dos habitantes da sua aldeia às suas casas."Para mais informações, poderá consultar o site da Amnistia no endereço: http://www.amnistia-internacional.pt

O Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

1- IMG_1214

2-IMG 1215


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL