Realizou-se, na tarde do dia 16 de outubro, nas instalações da nossa escola, uma sessão de trabalho promovida pela Amnistia Internacional, enquadrada no projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos". Depois da reunião com a direção do agrupamento, esta foi a segunda ação levada a cabo na escola, neste caso tendo como público-alvo o corpo docente.

A sessão foi dinamizada por dois membros da Amnistia Internacional (AI), Andreia Nunes e Luís Braga, que traçaram uma panorâmica muito abrangente, tanto da organização como do projeto "Escolas Amigas". Muito vincada foi a necessidade de envolver toda a comunidade, de a levar a participar e a questionar "como é que nós podemos falar dos Direitos Humanos aos alunos?" Depois, a conversa centrou-se na necessidade de criar uma equipa-base e de dar corpo ao projeto através de ações palpáveis, uma vez que este é sempre um projeto "aplicado às escolas em concreto". Foram recordadas as quatro áreas-chave a considerar na vida escolar: GOVERNANÇA – participação da comunidade escolar na elaboração dos padrões de conduta no espaço escolar; RELAÇÕES – promoção de uma atmosfera de respeito mútuo, dignidade e não discriminação; CURRÍCULO – os estudantes aprendem acerca dos padrões de direitos humanos; AMBIENTE ESCOLAR – toda a comunidade escolar deve ser respeitada e a igualdade, a dignidade e a inclusão devem tornar-se valores intrínsecos.

Os membros da AI aproveitaram para caraterizar aquela organização, em termos gerais, e para falar das ações concretas que a AI promove com alguma regularidade: "Maratonas de cartas", concursos, campos de férias...

Na parte final da sessão, os presentes foram divididos em grupos, para procederem a uma análise "SWOT" (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) que permita dar consistência à prossecução desta iniciativa, coordenada, no nosso agrupamento, pela professora Cláudia Proença. A partir de agora, o projeto procurará estruturar-se e abranger outras áreas de comunidade educativa.

1-IMG 0608

2-IMG 0615

3-IMG 0609


Blogue da Biblioteca Escolar

  • O Coelhinho Branco

    May 14, 2021

    O Coelhinho Branco No âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, a biblioteca articulou com os professores titulares do 1.º ano e foi ler e trabalhar a obra “O Coelhinho Branco” de António Torrado. Os alunos gostaram da história e souberam recontá-la,[…]

    Read more...
  • 1.º Prémio “Contadores de Histórias” do Read On

    May 14, 2021

    1.º Prémio “Contadores de Histórias” do Read On A Sofia Paiva (12.º B) vence o concurso, ao nível nacional, no âmbito do projeto «Read On» com projeção europeia. Parabéns! A Arte de contar histórias sempre fez parte da minha vida, muito provavelmente, graças a todas as histórias que[…]

    Read more...
  • Português, esta língua andarilha

    May 4, 2021

    Português, esta língua andarilha 5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, da nossa língua que une continentes e que é o nosso maior legado ao mundo. Para comemorar este dia, os alunos do 4.º ano da EB1 do Parque, aceitando o[…]

    Read more...
  • BrainIdeas 2.0 Game Week

    May 3, 2021

    BrainIdeas 2.0 Game Week De 26 a 30 de abril, o agrupamento participou no BrainIdeas2.0 Game Week, desafio lançado pela Deco Jovem aos consumidores pelo respeito pela Propriedade Intelectual. Várias foram as turmas que, do 5.º ao 12.º ano, estiveram a debater questões relacionadas[…]

    Read more...
  • Vamos comprar um poeta?

    May 3, 2021

    Vamos comprar um poeta? Partindo da obra, de Afonso Cruz, “Vamos comprar um poeta”, os alunos dos 8.º e 9.º anos foram às compras e consumiram com inteligência! Aqui apresentamos as suas compras que representam as características dos seus poetas.

    Read more...

Memórias da Serafim

Por aqui...

Temos 30 visitantes e 0 membros em linha