A Escola B/S Dr. Serafim Leite foi uma das seis escolas nacionais participantes no «The Internationa Youth Camp ‘Stop Bullying’», que se realizou em Palermo, Itália, entre 6 e 13 de novembro. A Escola foi representada pelos alunos João Alves e Pedro Pires, ambos do 11ºG, e pela coordenadora do projeto, a professora Cláudia Proença.


O projeto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas” enquadrado no programa de Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional, pretende contribuir para a redução do bullying e das atitudes discriminatórias em quatro países europeus (Itália, Polónia, Irlanda e Portugal), através da integração dos direitos humanos em todos os aspetos da vida educativa das Escolas Amigas dos Direitos Humanos que participam no projeto.
Este Encontro Internacional de Jovens teve a participação de 12 estudantes e 6 professores das seis escolas nacionais participantes. No total, estiveram presentes 34 jovens e 17 professores de todos os países envolvidos no projeto.

 A opinião dos alunos:

João Alves (11ºG)
Para mim, esta ida a Itália não só me fez conhecer pessoas de outras partes do mundo como me abriu os olhos para uma realidade bem diferente a que estamos habituados. Aprendi coisas novas, deram-me ideias novas para poder mudar a minha escola para uma escola melhor e, com isso, espero ajudar a comunidade escolar a ficar mais saudável e boa para todos. Sem dúvida alguma que foi uma das melhores semanas da minha vida! Obrigado à Amnistia de Itália pela preocupação que teve com os jovens ao longo desta semana, e obrigado à professora Cláudia Proença por ter sido um professora impecável e sempre super preocupada com os seus alunos.

Pedro Pires (11ºG)
Foi um acontecimento positivo pois aprendemos várias coisas sobre o bullying e tivemos contacto com novas culturas e novas ideias para a nossa escola e a nossa vida pessoal, para, cada vez mais, podermos apoiar as pessoas que sofrem desse tipo de problemas e mostrar que não fomos para passear, mas sim para representar o nosso país e nossas ideias, e ajudar a combater o bullying. Colaboramos e participamos em todas atividades e pudemos dar o nosso parecer e apresentar as nossas ideias. Agradeço à professora que nos acompanhou, Cláudia Proença, por nos ter escolhido a nos para representar o nosso pais e a nossa escola.

3 aeroporto

 

1 20151109 073919

 

2 20151112 160708

 

4 Italia


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL