O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através da dinamização de um conjunto de atividades que envolveram a comunidade educativa, em diferentes dias da semana.


3 casa da criatividade“Uma mão sobre a tua pode fazer a diferença!” foi a frase que serviu de mote para a construção de um mural, organizado pelos alunos do Curso de Artes Visuais, no polivalente da escola sede, durante a manhã do dia 02 de dezembro, no qual alunos, professores e demais elementos da comunidade escolar foram convidados a deixar a sua marca como símbolo de aceitação da diferença.
Mas as atividades não ficaram por aqui, pois foi com entusiasmo que todos assistiram e aplaudiram a atuação de um grupo de alunos com e sem necessidades educativas especiais, numa coreografia.
A par destas atividades, os alunos que frequentaram as aulas de Educação Física, tiveram a oportunidade de “Vestir a Pele do Outro” e de participar em percursos e jogos adaptados, tais como Boccia e Goalball, com o propósito de poderem sentir algumas dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência motora e/ou visual têm de enfrentar no seu quotidiano. E, são algumas destas vivências que, muitas vezes, nos fazem refletir por momentos, ajudando-nos a perceber que a diferença está, apenas, no nosso exterior porque, na verdade, somos todos iguais no que respeita à necessidade de afeto e de amizade.
No dia 03 de dezembro, um grupo de alunos da turma A, do terceiro ano de escolaridade da Escola Básica de Fundo de Vila, rumou até à Casa da Criatividade e representou o nosso Agrupamento, no espetáculo "O Principezinho", promovido pela Câmara Municipal e a Cerci de São João da Madeira em parceria com as várias escolas e associações do concelho.
“Pensar com o Coração”, foi o tema designado para a atuação deste grupo de alunos, tendo consistido numa coreografia e entoação de uma música de Carlos Paião, com letra adaptada pela Professora Titular de Turma e pelos alunos, cuja mensagem visava mostrar o verdadeiro valor da Amizade, Solidariedade e Respeito pela Diferença.2 fundo vila
Nas Escolas Básicas do 1º ciclo, foi no dia 05 de dezembro, que os alunos experienciaram um conjunto de atividades de sensibilização para a temática, através do visionamento e exploração do filme Bailarina Surda. Concomitantemente, realizaram-se jogos sensoriais diversificados e algumas atividades em Língua Gestual Portuguesa, como forma de os sensibilizar para as deficiências auditiva, visual e motora.
Como forma de valorizar a diferença, foram também oferecidos marcadores de livros, elaborados pelos nossos alunos a toda a comunidade escolar.
E foi assim que, ao experienciarmos estas vivências, sentimos que não basta apenas praticar a inclusão, é preciso acreditar e sê-la no sentido restrito da palavra.
Praticar a inclusão é estar disposto a reformular e a repensar as nossas próprias atitudes, é ajustar as velas sempre que o vento mude de direção, é estar disposto a começar tudo de novo e a refazer o que até aqui, dávamos por terminado.
A inclusão envolve mudança, é um processo contínuo de aprendizagem e de participação de todos os alunos, ou seja, é uma escola em constante movimento.
Como tal, deve ser um ponto de partida igual para todos, nas condições que oferece para dar início a essa caminhada.
Para se chegar a um local, há sempre mais do que um percurso alternativo, por isso cada um deve, livremente, optar pelo caminho que melhor se adequa a si próprio, quer pelas características individuais, quer pelo tempo disponível para lá chegar…
O importante é que TODOS tenham a oportunidade de lá chegar e de o conhecer!

O pessimista queixa-se do vento,
O optimista espera que ele mude
E o realista ajusta as velas.

                                                                                              William George Ward

1 parque

 

4 dança


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 27, 2021

    Peddy Paper na BE – Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

    Read more...
  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

    Read more...
  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

    Read more...
  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.

    Read more...
  • Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes

    Nov 27, 2021

    Coloca o teu Livro Candidato na Lista dos Livros + Fixes Para apresentares o teu livro candidato ao Miúdos a Votos, basta acederes ao formulário disponível em bit.ly/3jHUlyT, ou em visaojunior.pt. Terás apenas de colocar o nome do livro, o autor, a escola a que pertences e o teu ano de escolaridade. Se o livro pertencer a[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Celestino Pinheiro

    Nov 22, 2021

    Celestino Pinheiro Recentemente aposentado, o professor Celestino Pinheiro é daquelas pessoas que sempre ficam na memória de todos. Grande dinamizador da imprensa escolar a ele se deve muito do trabalho feito pelo jornal Agora Nós. Docente de português, chegou agora o fim[…]

    Read more...
  • Os convívios de antigos alunos

    Oct 20, 2021

    Convívio de antigos alunos da Escola Industrial de S. João da Madeira, actual Escola Dr. Serafim Leite. Alguns destes convívios foram organizados por Teresa Margarida Brandão. Video com a cortesia desta ainda professora da escola via Professor Raul Esteves, facebook.[…]

    Read more...
  • O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar

    Oct 7, 2021

    O ensino recorrente na comunidade sénior do Centro Infantil e Social de Cesar Em doze de junho de 2009, os alunos da turma S2A do curso Tecnológico de Ação Social, no âmbito do sexto módulo e no seguimento da unidade temática “Estrutura de uma sessão lúdico-expressiva em meio fechado” da disciplina de Técnicas[…]

    Read more...
  • Celebrando o dia da mulher

    Oct 6, 2021

    Celebrando o dia da mulher Nos cursos noturnos muitas atividades eram realizadas. A oito de março de 2005 os professores, funcionários e alunos destes cursos celebraram o dia da mulher com poemas e representações. Nestas fotos vemos e reconhecemos muitos dos participantes que por aqui[…]

    Read more...
  • Serafim Soares Leite

    Oct 5, 2021

    Atrevemo-nos a retirar de O Regional dois artigos de um já aposentado professor da escola, Daniel Neto, que ilustram a vida do Dr. Serafim Leite, patrono do agrupamento. Sobre as razões da escolha e sua obrigatoriedade por parte do ministério[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 36 visitantes e 0 membros em linha