No dia 12 de janeiro de 2022, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, decorreu a cerimónia de entrega de prémios do concurso Rostos Portugueses na ONU - 75 anos, 75 imagens, que fez parte do programa oficial das celebrações do 75º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 65 anos da adesão de Portugal, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Ministro da Educação.


onu1

onu2Este concurso decorreu no ano letivo transato 2020/2021 e destinou-se a alunos de todo o país e das escolas portuguesas no Estrangeiro, propondo a criação de retratos de quatro personalidades portuguesas que se destacaram pelo trabalho desenvolvido junto da ONU: Maria de Lourdes Pintassilgo, Diogo Freitas do Amaral, Jorge Sampaio e António Guterres.

O Agrupamento de Escolas Dr.º Serafim Leite marcou presença neste concurso, com a participação das turmas, do 3ºA da EB do Parque, da professora Carla Paiva (atual 4ºA) e do 12.ºG, Curso Profissional de Audiovisuais, da professora Fátima Pais. Foram apresentadas várias propostas que, após uma pré-seleção interna, resultaram na seleção final de dois. Um da autoria da aluna Gabriela Silva (1º ciclo) e outro pelo aluno Emanuel Costa.

A aluna Gabriela Silva conquistou uma Menção Honrosa, na categoria do 1ºciclo, a nível nacional, apresentando uma proposta criativa sobre Maria de Lourdes Pintassilgo. Com apenas nove anos de idade, e rejubilada pelo reconhecimento vivido nesta ilustre cerimónia, a Gabriela homenageou, de forma ímpar, todas as mulheres!onu3

Os desenhos vencedores do primeiro prémio de cada um dos ciclos de ensino (1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e Secundário) deram origem à edição filatélica de selos Rostos Portugueses na ONU, que também foi apresentada nesta sessão pelos CTT, com um momento de elevada solenidade.

No regresso a São João da Madeira, a Gabriela Silva foi congratulada pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira e pela Vereadora da Educação, Irene Guimarães, pelo mérito alcançado.

onu3


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL