Assembleia Municipal Jovem: os primeiros passos

Ao longo do 1.º semestre, os alunos da Serafim Leite, do 4.º ao 10.º anos, deram os seus primeiros passos rumo à Assembleia Municipal Jovem com um objetivo em mente: alcançar um lugar no consílio do município, destinado às crianças e aos jovens da cidade, cuja missão caminha, mais uma vez, no sentido de se promover e assegurar um futuro mais risonho para todos, isto é, para «Os Outros e Eu», o lema atual do projeto.

 

Assim, até finais do mês de dezembro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever e, apesar de cerca de 30 alunos interessados, atendendo à necessidade de representatividade de todos os ciclos de ensino (à exceção do pré-escolar), só foi possível a formação de uma lista candidata, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes), resultando na lista SL (Serafim Leite).

Numa fase subsequente, até ao dia 14 de janeiro, com as ideias a fervilhar em cada um dos deputados e tendo por base o tema escolhido para este ano, foi construído o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas, abarcando as crianças, os jovens e os idosos, ou seja, todas as gerações.

amj 1ceb

1.º Ciclo do Ensino Básico

amj 2ceb

2.º Ciclo do Ensino Básico

amj 3ceb

3.º Ciclo do Ensino Básico

amj sec

Ensino Secundário

Lista SL:

Medida 1
- Promover, em S. João da Madeira, atividades ao ar livre, num dia especial do ano, aproveitando os espaços naturais da cidade, como é o caso do rio Ul, em que interajam pessoas de diferentes gerações, de modo a reforçar a convivência e a união entre miúdos e graúdos, entre pais e filhos, entre netos e avós. As referidas atividades passariam, por exemplo, por cenas teatrais improvisadas, a partir de histórias contadas; jogos desportivos; cinema; pinturas ao vivo; jogos tradicionais; momentos de dança; caças ao tesouro pela cidade (por exemplo, no dia 11 de outubro), coordenadas por profissionais de distintas áreas, como é o caso do Desporto, das Artes e da Literatura.

Medida 2
- Desenvolver, na cidade, num espaço inativo, de largas dimensões, um plano de atividades gratuito, sobretudo dirigido aos jovens com menos oportunidades culturais, supervisionado pela Câmara Municipal e contando, para o efeito, com a parceria de entidades/instituições sanjoanenses, sobretudo com o comércio local. O plano seria orientado, semanalmente e ao longo de todo o ano, da seguinte forma:
Dia 1 – Cerâmica decorativa; Dia 2 – Pintura; Dia 3 – Música; Dia 4 – Artes performativas; Dia 5 – Escrita Criativa; Dia 6 – Costura, Crochet, Tricot e Bordados; Dia 7- Atividades livres (incluindo contacto com animais). Este ateliê alargado seria composto por espaços distintos, respeitantes a cada uma das atividades e decorados tematicamente pelos jovens, seguindo o estilo de Bordalo II, primando pela reciclagem de materiais, assim como o exterior, adornado, por exemplo, com «grafitis».

Medida 3
- Organizar, no município de S. João da Madeira, uma ou duas vezes por semestre, em cada Agrupamento e no Centro de Educação Integral, aproveitando a tarde livre dos Agrupamentos – que deveria existir e, até, em comum -, um sistema de voluntariado de crianças e jovens, dos diferentes ciclos de ensino, proporcionando uma mútua aprendizagem entre alunos e idosos, já em lares ou em outros estabelecimentos, designado «Aqui para ti», levando a cabo atividades que permitam atenuar a solidão dos mais idosos, através da companhia dos mais novos, assim como através da realização de jogos de tabuleiro (xadrez, damas, cartas), da hora do conto, de crochê, de teatro de fantoches, de momentos de memórias da vida e de festas temáticas, entre outras.

Após esta fase, de 17 a 21 de janeiro, a lista candidata realizou a sua animada campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, contando, no dia 20 de janeiro, com a visita de membros da Câmara e da Assembleia Municipais de S. João da Madeira que muito gosto demonstraram no contacto com os nossos deputados infantis e juvenis rodeados de autocolantes, crachás, panfletos, balões e fitinhas, os quais fizeram questão de destacar a cor do seu Agrupamento e a sigla da sua lista - SL.

Posteriormente, teve lugar o tão esperado momento das eleições que culminou na escolha, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal. A lista candidata será coordenada pela aluna Lara Oliveira, do 10.º A, e secretariada pela Mariana Martins, do 8.º C, e contará, igualmente, com dois jovens consultores habituados a estas andanças políticas: Bernardo Fonseca (11.º A) e Maria João Santos (12.º A).

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Ficaremos, então, à espera de notícias dos nossos sábios deputados que terão o seu primeiro debate no dia 9 de março.

Dina Sarabando e Sónia Aires

amj 

Veja as fotos da campanha [aqui]


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL