Mais um ano e novas demonstrações do AESL, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira, que procurou, de novo, de uma forma original, comemorar o dia da emancipação concelhia, que ocorreu há 96 anos.
Sem dúvida que esta aventura, na terra do labor, tem ensinado muito aos alunos do AESL que procuram, agora, mais do que nunca, valorizar o significado deste dia, revelando, simultaneamente, a essência do nosso Agrupamento.
Posto isto, pusemos, mais uma vez, as «mãos na massa», tendo sido decidido, pelos responsáveis, professores Dina Sarabando e Miguel Andrade, em reunião camarária, o plano da participação do Agrupamento neste evento: exposição, rábula e apresentação videográfica de um museu interativo. Mantivemos a nossa tradição, embora com marcas distintivas das anteriores. 
A exposição, com lugar no 1.º piso do Fórum Municipal, contou, este ano, com o cunho do Turismo Industrial e, para esta, continuando a temática das «Artes e Ofícios», na sua última edição, foram selecionados antigos trabalhos, apresentados de uma forma diferente, e outros foram criados especialmente para este momento: a caderneta de cromos «In Illo Tempore», da autoria da professora Belisa Rodrigues e do 11.º F, com base nas três peças teatrais representadas, nos últimos anos: «Ecos do Passado», «Histórias e Memórias» e «Chapéus há muitos», sob a coordenação de Lurdes Gual e com a participação dos Serafins. Outra novidade recaiu no Museu Interativo, criado pelo professor Miguel Andrade, que revelou alguns artigos, realizados ao longo dos tempos, no nosso Agrupamento, os quais poderão vir a fazer parte do futuro Centro de Memórias da cidade. Que bom é pensarmos que o passado que já foi, outrora, construído é, agora, o ponto de partida para o futuro que se avizinha! 
Nesta exposição simples e sublime, não podia faltar o nosso patrono, Serafim Leite, sob a forma de uma impressão serigráfica, da autoria do pintor José Emídio. Os trabalhos expostos, que se manterão por um mês, são, na verdade, o espelho do talento nascido e fortalecido no AESL. 
No próprio dia 11 de outubro, deu-se a abertura da exposição ao grande público, assim como a representação de uma rábula, «O chá das 10: à mesa com João da Silva Correia», da autoria da professora Dina Sarabando, encenado pela própria, que contou com o talento de alunos do 5.º A (Leonor Lima), do 9.º C (Sofia Gomes), do 11.º A (Lara Oliveira e Roberta Martins) e do 11.º B (Ângela Santos, Edgar Vilas-Boas e Leonardo Santos). A história teve lugar numa agradável sala de um clube de leitura de senhoras sanjoanenses, sendo objeto de discussão literária o livro da autoria do grande sanjoanense, João da Silva Correia, «Unhas Negras». É caso para dizer que todos se portaram à altura desta obra, a ponto de o filho do autor, Marçal Correia, ali presente, se comover com esta viagem no tempo. Posto isto, um sentido agradecimento a todos os que tornaram viva esta lição da História municipal, em especial aos nossos excelentes alunos.
A participação do AESL foi, ainda, enriquecida com o discurso da representante da Assembleia Municipal Jovem, Lara Oliveira, nossa aluna, aquando da Sessão Solene, no qual tomaram, igualmente, lugar palavras retiradas de «Unhas Negras», como espelho da essência do povo sanjoanense. 
Bem-haja a todos e a todas (Encarregados de Educação, Direção, Alunos, Professores e Assistentes Operacionais) que contribuíram, mais uma vez, para a concretização plena desta iniciativa municipal! 
 
Dina Sarabando
3
 
 
 
1
 
 
2
 
4
 
5
 
 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL