Na semana de 7 a 11 de novembro, realizou-se mais uma semana UBUNTU do AESL, nas instalações cedidas pela Câmara Municipal de SJM, na Torre da Oliva.

As formadoras Alexandra Pinto, Cecília Santos, Susana Silva e Teresa Margarida Brandão, deram oportunidade a mais um grupo de jovens, 29 alunos dos Ensinos Básico e Secundário, de conhecerem o Projeto de Capacitação de Jovens da Academia de Líderes UBUNTU, reconhecida, recentemente, pela OCDE e a European Commission, como uma das melhores iniciativas de empreendedorismo social e inclusivo.

Durante cinco dias, foram usadas estratégias e dinâmicas pedagógicas de educação não formal visando a transformação dos jovens em líderes agentes de mudança e modelos de serviço que, desta forma, contribuirão para o bem-estar pessoal e de toda a comunidade escolar e social.

Testemunhos:

E.L.: Gostei da semana Ubuntu e aprendi muitas coisas; considero esta semana essencial para a evolução dos adolescentes e para lhes conceder uma nova forma de ver o mundo. Adorei em especial uma das atividades “BV”, porque aprendi várias lições que vou levar para a vida; falar sobre as desigualdades em sociedade e a minha grande vontade de ajudar e acabar com a discriminação foi uma experiência fantástica. Sinto que esta semana me tornou uma pessoa melhor, pois conheci pessoas e lições de vida novas, também.

M.B.: Aprendi que somos todos diferentes, mas isso não invalida conseguirmos trabalhar em equipa; temos todos alguma utilidade e potencial para sermos bons líderes e devemos sempre aplicar os 5 ensinamentos ou pilares Ubuntu. A coisa mais importante que eu aprendi é a acreditar em mim e que nem todos temos as mesmas realidades e que todos vivemos em contextos diferentes.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL