No passado dia 1 de junho de 2023, uma equipa de alunos de Português Língua não Materna (A1) e de alunos do 7.º C, do AE Serafim Leite foram agraciados, no Auditório do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, com o 2.º lugar no concurso “Kamishibai Plurilingue”, na categoria dos 10-15 anos, promovido pelo Labling da mesma universidade, que contou com a participação de dezenas de escolas e agrupamentos de escolas ao nível nacional.
O “Kamishibai Plurilingue” é um projeto financiado pela União Europeia e que combina a participação das seguintes entidades: Associação D’une langue à l’autre (Dulala), coordenadora, e as Universidades de Aveiro, Aristóteles de Tessalónica e Paris 8 e, ainda, a Região Autónoma do Vale de Aosta.
Este concurso constituiu uma oportunidade de integrar diferentes línguas e competências, por vezes ignoradas, no contexto educativo. Através da escrita e dos diferentes momentos de criação, os jovens desenvolvem competências linguísticas na língua materna da escola e experimentam a intercompreensão e a alteridade graças à descoberta de outras línguas e, portanto, de outras visões do mundo delas decorrentes.
Sendo o nosso Agrupamento um exemplo de multilinguismo, este foi um projeto muito bem aceite e que conduziu à criação da história “A aventura do menino Serafim”, levada a concurso. A produção textual e as vozes foram da autoria dos alunos de PLNM (nível A1), ao passo que todas as ilustrações contaram com a mestria dos alunos da turma C, do 7.º ano, numa parceria entre turmas.
O resultado foi animador, sendo este um trabalho que durou cerca de cinco meses, começando com a criação de uma biografia linguística (em forma de árvore das línguas) de todos os alunos que frequentam as aulas de PLNM – A1, passando pela escolha das línguas na história a criar e, posteriormente, a produção do texto. Por fim, com a narrativa criada e as ilustrações, foi gravado o vídeo com as vozes originais dos alunos. Este foi o vídeo levado a concurso.
De lembrar que, atualmente, frequentam o AESL, no ensino diurno, vinte e cinco alunos que têm o Português como língua não materna. Estes alunos são provenientes da Síria, Afeganistão, Venezuela, Argentina, Ucrânia, Inglaterra e Suíça. Neste sentido, o “Kamishibai Plurilingue” foi um recurso que favoreceu a inclusão social de todos os participantes nos contextos educativos. A distinção final foi um prémio merecido por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano.