O dia 05 de janeiro assinalou mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto que tem preenchido «o peito ilustre» do AESL com os prémios alcançados e o reconhecimento ao nível nacional, assim como tem contribuído – e o mais importante de tudo - para que os jovens deputados da Serafim Leite acreditem nas suas potencialidades e sintam orgulho em tudo o que fazem pelo seu país, numa entrega ímpar.

Este ano, este programa é coordenado pelos professores Dina Sarabando e José Paiva e, antes da sessão de apresentação das 13 listas e do respetivo programa eleitoral, outros passos fundamentais já tinham sido dados. Assim, às 14:30 horas, teve início, no Centro Multidisciplinar Interativo, a sessão do Ensino Básico, sob o tema “Saúde mental nos jovens: Que desafios? Que respostas?”, ao passo que, cerca de 2h depois, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Secundário, na senda da mesma temática, os quais foram revelando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e apresentando a respetiva fundamentação para a abordagem deste tema tão importante nos dias de hoje.

As medidas apresentadas, cruciais para uma vivência salutar no dia a dia e depois de tantos constrangimentos impostos pela pandemia, no nosso país e no mundo, na ótica dos jovens deputados, são importantes para ajudarem crianças, jovens, famílias, enfim, toda a população, a ultrapassar tantas preocupações que existem entre nós e na vida de cada cidadão. Além disso, os deputados assumiram que esta não será, com certeza, uma tarefa fácil, tendo em conta que, muitas vezes, de forma individualista, cada um se preocupa apenas com os seus problemas, esquecendo-se de quem vive ao seu lado, seja família ou amigo.

A próxima etapa – a campanha eleitoral – permitirá uma maior consciencialização, por parte de toda a comunidade estudantil, do 2.º ciclo ao Ensino Secundário, sobre cada uma das medidas de combate, em cada um dos ciclos de ensino. Após este momento, a decisão será de todos! 

Certeza, neste momento, há uma: a de que os nossos jovens, que primam pelo seu caráter interventivo, estarão à altura, através da sua voz, para, mais uma vez, ajudarem numa causa que é de todos e que tanto tem preocupado todos os setores da sociedade. Vamos encarar este problema que parece invisível, mas que tanta dor tem causado em todas as idades, não só entre nós, mas em todo o mundo.

Até breve, caros leitores!

Os coordenadores

Dina Sarabando e José Paiva


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL