“Saúde mental nos jovens: Que desafios? Que respostas?”

No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, no passado dia 16 de janeiro de 2023, todos os candidatos a deputados escolares do nosso Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, estavam ansiosos por conhecerem, apresentarem as suas ideias e dúvidas, questionarem e ouvirem as respostas do Sr. deputado do PS, Hugo Oliveira, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, sendo natural de Estarreja.

Pontualmente, às dez horas e trinta minutos, teve início a sessão de debate e esclarecimento com o deputado socialista, Hugo Oliveira. Em modo introdutório a este acontecimento, tão marcante na nossa vida escolar, a ilustre assembleia, presente no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, recebeu as boas-vindas da aluna e representante da Comissão Eleitoral Escolar do projeto, Maria Eduarda Oliveira, do 12.º B. 

De seguida, a Diretora do nosso Agrupamento, Helena Resende, dirigiu-se aos presentes, salientando a longa tradição deste projeto no Agrupamento pela sua enorme importância na formação integral dos jovens cidadãos. Entusiasmados, mas disciplinados, os alunos aguardavam o momento adequado para questionarem o deputado, quer sobre o assunto dos trabalhos deste ano, quer sobre o funcionamento da AR, a realidade nacional ou mesmo sobre as opções políticas de Hugo Oliveira.

Este nosso representante nacional começou por elogiar o projeto «Parlamento dos Jovens» e a adesão tão empenhada e significativa do nosso Agrupamento, treze listas, referindo que este exercício de cidadania ativa e crítica é fundamental para a consolidação da nossa democracia, estimulando o gosto pela participação cívica e política e incentivando à reflexão e ao debate. Subsequentemente, foi respondendo, de forma realista e pessoal, a todas as questões colocadas. 

Da profusão de conhecimentos e vivências que o deputado Hugo Oliveira proporcionou, salientamos o valor da humildade, reconhecimento e entrega que cada um deve ter, seja na escola, em casa ou na área de residência, onde devemos procurar manter um ambiente salutar, de modo a que, no dia a dia, nos sintamos bem connosco e com quem connosco convive. Assim, estaremos a cuidar da nossa saúde mental que, na sua perspetiva, deveria contar com um reforço significativo de psicólogos nas escolas, apesar de, numa fase anterior à diagnose e ao tratamento, se devam apurar as causas que conduzem, efetivamente, à falta de saúde mental, para que os alunos tenham maior facilidade em pedir apoio, quando sentirem necessidade, bem como nos Centros de Saúde para acesso à população em geral. 

Em suma, um tema muito pertinente, no seu entender, que dignifica e contribui para um maior esclarecimento, junto, sobretudo, da população estudantil, particularmente num contexto pós pandemia que a todos marcou, embora, conforme concordou com o parecer de uma das deputadas, a epidemiologia sentida, nos últimos anos, não justifique, por si só, a falta de saúde mental positiva em Portugal. Por exemplo, não é de agora que o nosso país é o 5.º da OCDE com maior índice de consumo de ansiolíticos e antidepressivos.

Uma manhã agradável e educativa, sem dúvida, durante a qual a vontade de mudar o estado do país e, sobretudo, dos jovens esteve bem presente. 

Os Coordenadores do projeto, 

Dina Sarabando e José Paiva

Debate com o deputado Hugo Oliveira

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL