Apurados os 31 deputados, do Ensino Básico – 2.º e 3.º ciclos - e os 15 deputados do Ensino Secundário, no âmbito do «Parlamento dos Jovens», chegou rapidamente o dia 20 de janeiro, dia das Sessões Escolares da Serafim Leite: a do Ensino Básico às 13h45 e a do Ensino Secundário às 15h45. Em ambas nos foi permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.

Consolidada a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, apresentaram as suas medidas, de uma forma séria, serena e consequente. Nesta busca de causas políticas e cívicas, o lema, no qual acreditamos convictamente, é o seguinte: a argumentação é a arma dos fortes.

Os jovens deputados revelaram os seus mais consistentes argumentos em defesa das suas medidas. Por outro lado, analisando as medidas das outras listas, solicitaram esclarecimentos e apontaram, educada e ponderadamente, fragilidades. Pese embora as salutares divergências argumentativas, todos se mostraram unidos no objetivo comum de debelar, no nosso meio, o atual e preocupante problema da saúde mental.

Parlamento dos Jovem - Básico de Agora Nós

Em ambas as sessões e após as diversas rondas de debate, os jovens políticos elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação do Agrupamento a ser defendido, pelos representantes da Serafim, perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro.

 

Também muito aguardado por todos os participantes, chegou o momento da eleição dos três deputados, de cada nível de ensino, que irão representar, distritalmente, a nossa Escola. Assim, após a contagem dos votos, foram revelados os nomes dos legítimos vencedores:

- no Ensino Básico: Soares, 9.º C (Lista A) – 1.ª Deputada Efetiva; Jéssica Mírtila Ferreira, 9.º C (Lista A) – 2.ª Deputada Efetiva; Mariana Martins, 9º C (Lista A) – Deputada Suplente;

- no Ensino Secundário: Lara Oliveira, 11.º A (Lista G) – 1.ª Deputada Efetiva; Rúben Marques, 10.º C (Lista G) – 2.º Deputado Efetivo; Cláudio Silva, 11.º B (Lista E) – Deputado Suplente.

Parlamento dos Jovens - Secundário de Agora Nós

No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, no Básico, foi eleita a deputada Matilde Resende, do 6.º B (Lista J) e, no secundário, a deputada Beatriz Barbosa, do 10.ºA (Lista G).

 

Um forte aplauso para todos os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção! 

Encerrou, assim, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2022’2023. Aproxima-se o momento de nos prepararmos para o grande debate da Sessão Distrital!

Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados se destaquem no palco parlamentar e que honrem o nome da nossa Escola. Continuamos a acreditar nos nossos alunos!

Dina Sarabando e José Paiva 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL