Nos pretéritos dias 29 e 30 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, como tantas vezes já sucedeu, o Círculo Eleitoral de Aveiro.

Esta missão parlamentar foi assumida, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Lara Oliveira (11.ºA) e Rúben Marques (10.ºC) e o repórter Cláudio Silva (11.º B), acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando.

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (Reino Unido) e Fora da Europa (Timor Leste) chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, a fim de se dar início aos trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), presidida pelos representantes do PS, José Carlos Alexandrino, e do CH, Rita Matias.

Após as devidas saudações, as apresentações e os devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados serafinenses refutado as medidas dos projetos da respetiva comissão (Castelo Branco, Fora da Europa, Leiria, Lisboa, Portalegre e Viana do Castelo), assim como defenderam outras que consideraram mais adequadas, tendo em conta o tema da atual edição, «Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que respostas?».

Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os professores e os jornalistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento e, mais tarde, os envolvidos deliciaram-se com um merecido lanche. Posteriormente, findos todos os trabalhos, os presentes assistiram, na Sala do Senado, a um espetacular momento de magia, a que se seguiu o jantar e a partida para o Star Inn Lisboa.

AssembleiaRepublica

O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da AR, Augusto Santos Silva, contando, igualmente, com as intervenções do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados João Miguel Marmelo (Évora), Maria Branco (Castelo Branco), Francisco Augusto (Açores) e Vicente Castro (Braga), eleitos para este efeito.

Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação dos principais grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, versando os mais distintos temas: Alexandre Poço (PSD), Miguel Matos (PS), Rui Tavares (L), Inês de Sousa Real (PAN), Manuel Loff (PCP), Isabel Pires (BE), Rita Matias (CH) e Rui Rocha (IL).

Posteriormente, a partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do preocupante tema da atual edição, tendo resultado um projeto final composto por dez medidas.

Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das escolas, tendo participado neste evento o deputado Cláudio Silva.

Subsequentemente, todos os envolvidos foram almoçar, de novo, no Refeitório dos Monges, no Palácio de S. Bento, e, pouco depois, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Deputado Eduardo Alves, Coordenador do Grupo de Trabalho subjacente ao «Parlamento dos Jovens», dentro da Comissão de Educação e Ciência. Este momento culminou com a merecida entrega dos certificados de participação. E, desta forma, chegou o fim de mais uma viagem política na capital do país.

 

Recomendação Final à Assembleia da República AQUI

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL