Deputados da Serafim aderem a esta causa... que é de todos!

Nos dias 4 e 5 de maio, no ano em que se comemoram os 20 anos do "Parlamento dos Jovens", decorreu a última etapa deste projeto nacional, relativa ao Ensino Básico. A Serafim Leite, uma das cinco escolas vencedoras do Círculo Eleitoral de Aveiro, teve, por isso, o merecido assento na Assembleia da República, aquando da Sessão Nacional, representando, dignamente, a sua Escola, o seu Concelho e o seu Distrito.

O nosso estabelecimento de ensino foi representado, de forma honrosa, pelos deputados Carlos José Costa (1.º efetivo) e Leonardo Carvalheira (2.º efetivo).

A Sessão Nacional do "Parlamento dos Jovens" contou com a presença de 63 escolas, dos 2.º e 3.º ciclos, num total de 126 deputados (apurados entre 1194).

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, assim como de Fora da Europa (EUA), chegaram à Assembleia da República por volta das 13h30, para dar início ao primeiro dia de trabalhos (4 de maio). Os deputados da Serafim Leite foram incluídos na 2.ª Comissão, orientada pelos deputados do PS, Rui Pedro Duarte, e do PSD, Joana Barata Lopes, e assessorada pela técnica Isabel Gonçalves.

Após as apresentações parlamentares e a elucidação das regras do jogo político, por parte do Presidente de Mesa, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, aprovados nos diversos Círculos Eleitorais, versando o tema atual.

Os deputados da Serafim Leite portaram-se como políticos em "ponto grande" atacando medidas com as quais não concordavam, defendendo aquelas em que acreditavam e elogiando os projetos que melhor serviriam, na perspetiva do Círculo Eleitoral de Aveiro, à Recomendação Final. Este lugar coube ao projeto aveirense que obteve, no cômputo geral, 24 pontos. Foram inúmeras e proveitosas as suas intervenções, ao ponto de, no final do debate, os deputados de Aveiro serem congratulados por outros políticos pelo reconhecimento do seu exímio trabalho de equipa.

Os deputados da Assembleia da República (um deles "filho" desta iniciativa, como revelou o filme do dia seguinte), presentes na 2.ª Comissão, elogiaram o entusiasmo e a energia crítica dos jovens políticos que testemunharam o seu interesse pela sociedade atual.

Durante a tarde, no período de debate, os professores e os jovens jornalistas realizaram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento. Cerca das 17h00, teve lugar o lanche, num salão interior do palácio beneditino, e, de seguida, todos se dirigiram para a Sala do Senado, a fim de assistirem a um programa cultural dinamizado pelo contista (com tom humorístico) Jorge Serafim.

O primeiro dia terminou com um opíparo jantar, nos claustros do palácio, e deu-se a partida para o Inatel de Oeiras, onde, merecidamente, todos os envolvidos descansariam, após o fatigante dia de trabalho parlamentar.

O segundo dia de trabalhos, na Casa da Democracia, arrancou com a abertura solene da Sessão Plenária, por parte do Vice-Presidente da Assembleia da República, Dr. Guilherme Silva, do Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Dr. Abel Baptista, e do Secretário do Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. Fernando Egídio Reis, sendo, neste momento, acompanhados pelo Presidente da Mesa da Sessão Nacional, deste nível de ensino, o deputado Pedro Dinis, do Círculo Eleitoral de Caldas da Rainha.

Esta edição foi acalentada com um filme do percurso deste jovem chamado "Parlamento dos Jovens" e o mesmo contou com o testemunho vivo de personalidades relacionadas com esta iniciativa que muito tem contribuído para o pleno exercício da cidadania.

E, num momento posterior, o Vice-Presidente da AR afirmou que as escolas refletem a sociedade em que se inserem, positiva e negativamente, e é importante que ninguém fique para trás, daí esta luta conta o insucesso escolar. E, após a devida homenagem aos professores presentes, confessou que sente, a cada passo que dá, que muito deve, em todos os sentidos, aos seus mestres.

Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares, com o intuito de os mesmos satisfazerem a curiosidade dos pequenos deputados que, seriamente, iam colocando, por Comissões de Trabalho, as respetivas questões, versando os mais distintos temas: Pedro Pimpão (PSD), Rui Pedro Duarte (PS), Michael Seufert (CDS-PP), Rita Rato (PCP), José Soeiro (BE) e Heloísa Apolónia (PEV).

E, a partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República. Numa fase subsequente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um merecido almoço, nos claustros do Palácio, para, às 14h00, após a foto do grupo desta edição do "Parlamento dos Jovens", se concluir o debate. E os resultados, conforme ditaram as votações, foram promissores para as comissões do Círculo Eleitoral de Aveiro, dado que, das 10 medidas aprovadas, em plenário, 3 eram da sua autoria.

E esta batalha parlamentar chegava ao fim, após o encerramento da sessão, por parte do Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Dr. Abel Baptista, que, no seu discurso final, recordou que, naquele dia, se comemorava o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Nesse sentido, apelou à continuidade da nossa identidade com a marca da nossa língua, a mais falada no hemisfério sul. Aliás, salientou que a escrita é, na verdade, a arma mais poderosa que possuímos, produzindo os seus frutos através do sucesso, da aprendizagem, do debate de ideias e da tolerância.

E, como não podia deixar de ser, cantaram-se os parabéns e entrou, em plena sala do Senado, o respetivo bolo de aniversário!

Dina Sarabando e Lurdes Silva (AESL)

Para veres as fotos, clica em:

Parlamento dos Jovens

IMG 2242-an


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ler + Espaço

    Jun 30, 2022

    Ler + Espaço Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisespaco2022.html

  • Ler + Mar

    Jun 30, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html

  • O Fogo de Prometeu

    Jun 30, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html

  • Terra Mater

    Jun 30, 2022

    Terra Mater Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisciencia_terramaterr.html

  • Relatório final de Biblioterapia

    Jun 30, 2022

    Relatório final de Biblioterapia Após o primeiro ano da Unidade de Emergência em Biblioterapia, a administração concluiu que o balanço é extremamente positivo. Os alunos partilharam as suas leituras e deixaram-se contagiar pelo gosto pela leitura. Saiba tudo aqui – https://biblioteca-aesl.pt/unidade-de-emergencia-de-biblioterapia/ Para o ano[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL