No dia 22 de janeiro decorreu, na Serafim Leite, mais uma Sessão Escolar, no Centro Multidisciplinar Interativo (das 13h30m às 15h30m, no caso do Ensino Básico, e das 15h45m às 18h30, no caso do Ensino Secundário).

Ambas as sessões contaram com os 31 deputados eleitos por votação universal, no dia 19 de janeiro, os quais, após a tomada de posse, iniciaram os trabalhos de forma "apaixonada", tentando, assim, mostrar aos seus congéneres que as suas ideias eram as mais válidas e as melhores para defender um ensino de qualidade.

O início do debate marcou, igualmente, o começo de uma discussão acérrima, mas tendo sempre em conta o respeito pelos outros e pelas ideias que os mesmos defendiam. Os Deputados fizeram uso da palavra para evidenciar posições, esclarecer dúvidas e defender os seus projetos. Para estes, o sentido global deste debate falou mais alto, imperando sobre eles a responsabilidade de esmiuçar todas as medidas, eliminar aquelas que se revelaram menos pertinentes, bem como selecionar as que melhor poderiam representar a nossa escola, ao nível distrital e nacional, perseguindo um objetivo comum: combater o insucesso escolar (Ensino Básico) e descortinar os meandros da coexistência entre o Ensino Privado e Ensino Público (Ensino Secundário).

Os trabalhos da assembleia foram dinâmicos, inflamados e impregnados de um profundo sentido de uma missão a cumprir. Ronda após ronda, os intervenientes mostraram a ávida vontade de alcançar o consenso, global e ideal, que, em ambos os níveis de ensino, iria permitir ultrapassar a fronteira da perspetiva pessoal para dar lugar a um projeto comum.

A competição revelou-se sensata e profícua. Os jovens serafinenses demonstraram sentido de companheirismo, apego à causa que defendiam e sentido de responsabilidade.

No final do combate de ideias e perspetivas, os jovens políticos elegeram as três medidas e respetivos argumentos que irão constituir o Projeto de Recomendação da Escola, a serem defendidos nos dias 16 (Ensino Básico) e 17 (Ensino Secundário) de março, pelos representantes da Serafim Leite, na Sessão Distrital de Aveiro. As medidas mais votadas provieram das listas F e G, no caso do Ensino Básico, e das listas A, J e S, no caso do Ensino Secundário.

O debate culminou com a eleição dos três Deputados que irão representar a escola, ao nível distrital. Este foi o momento apoteótico da sessão, aguardado ansiosamente pelos jovens. Infelizmente, o cargo de Deputado, tão desejado por todos, causou euforia e tristeza conjuntas, já que, após tão meritório combate, apenas três elementos seguiram em frente. Assim, a contagem de votos determinou os seguintes vencedores:

Ensino Básico: Carlos José Costa, 9.ºD; Leonardo Carvalheira, 9.º C; Tiago Santos Ferreira, 9.ºC.

Ensino Secundário: Pedro Emanuel Peixoto, 10.ºF; Inês Gonçalves Silva, 10.ºB; Sara Santos Oliveira, 10.ºB.

Posteriormente, os discentes propuseram temas para debate na edição vindoura do Parlamento dos Jovens. Após votação renhida, as propostas vencedoras foram: "O abandono dos animais: soluções", no caso do Ensino Básico, e "Posse de armas e delinquência juvenil em meio escolar", no caso do Ensino Secundário.

Deste modo, terminou mais uma fase deste emocionante projeto que fez brotar nos jovens a paixão pela defesa das suas ideias e do bem comum. Cumpre, agora, a preparação da fase seguinte, que contará com o trabalho, empenho e dedicação árduos quer dos Deputados quer das Coordenadoras do projeto.

Como é tradição da Escola Serafim Leite, os desafios são sempre encarados corajosamente, por isso, mais uma vez, o programa "Euroscola" terá representantes, devidamente eleitos, que defenderão, oportunamente, um projeto argumentativo. Serão eles: Elisa In-Uba (10.º B) e Manuel Barrios (10.º A).

Por fim, apenas uma nota de registo... Seremos, como sempre, ambiciosos nas nossas metas, tentando demonstrar o valor e a capacidade argumentativa dos nossos representantes.

Para terminar, apenas uma palavra de apreço e agradecimento aos Media que nos apoiaram e acompanharam...

Dina Sarabando e Lurdes Silva


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Aproveitar as férias para ler

    Jul 25, 2022

    Aproveitar as férias para ler Os leitores do AESL aproveitam as férias para fazer o que mais gostam – ler, ler, ler… O 3.ºA da EB do Parque dá o exemplo! Ler em todo lado, em qualquer altura… em família, claro! Acessos: 53

  • Ler em Família

    Jul 10, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!! Acessos: 29

  • Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro

    Jul 7, 2022

    Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro Aviso para todos os amantes de livros (ou seja, todos nós!!!):Dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça Luís Ribeiro, vai ser realizada uma mega Feira do Livro! Com um programa variado e atividades para todas as idades! Sem[…]

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html Acessos: 5

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html Acessos: 3

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL