No dia 5 de janeiro de 2015, no âmbito do projeto nacional "Parlamento dos Jovens", a Serafim Leite teve o prazer de receber, novamente, o distinto Deputado da Assembleia da República - Dr. Paulo Cavaleiro, representante do Círculo Eleitoral de Aveiro pelo Partido Social Democrata. Cumpre lembrar o orgulho em acolher tão ilustre figura que, num regresso à casa onde, outrora, encetou o seu percurso pedagógico, mostrou o seu vínculo sanjoanense.
Boas-vindas...
Num clima familiar, o Deputado foi recebido com uma singela, mas emocionante homenagem, a relembrar o espírito serafinense no qual a criatividade, o empenho e a dedicação às causas se destacam. Assim, através de um momento musical, conduzido pela voz da professora Sónia Aires e pela musicalidade do aluno Miguel Lopes, surgiu a oportunidade de acolher o "nosso" Deputado, até porque, deste modo, este pôde reviver os seus tempos de estudante.
Mais um debate começa...
Após as boas-vindas, por parte da Diretora da Escola, Dr.ª Anabela Brandão, os alunos Inês Silva e Diogo Castro, do 10.º B, procederam à abertura do debate, solicitando a colaboração dos deputados das quinze listas, tendo em conta a pertinência que os temas em discussão têm (e terão) nas suas vidas.
O Deputado procedeu a uma breve apresentação, não deixando de referir como "se sentia em casa" e os "bons tempos vividos" nesta escola. De seguida, e visto não ser a primeira visita à nossa escola enquanto Deputado, explicou, brevemente, as suas funções na Casa da Democracia bem como a importância do projeto "Parlamento dos Jovens", levando os alunos a compreenderem a relevância e a orgânica de uma entidade que tem como primordial função representar a nação.
"A política não é para os políticos, é de todos e para todos, devendo, por isso, ser participada" - afirmou. "Os cidadãos podem e devem ser elementos ativos na construção do seu país" - salientou. Recordou, também, que a "Escola" é um tema atual e premente, pois o futuro pessoal e social depende de cidadãos com formação adequada e de qualidade: "Nem todos podemos ter uma licenciatura, mas a escola oferece um leque de cursos que permite formar técnicos qualificados e o mais importante é, sem dúvida alguma, a obtenção de uma profissão" – considerou oportunamente.
As Rondas...
O debate dividiu-se em cinco rondas, dando, assim, oportunidade a todas as listas de colocarem as suas questões. Os cabeças de lista mostraram uma ávida vontade em obter resposta para diversos temas/problemas que estão relacionados com a vida política e com a Educação.
Como não poderia deixar de ser, os jovens deputados mostraram-se, deveras, preocupados com o estado da Educação em Portugal e com as implicações que esta terá no seu futuro. Deste modo, notou-se uma curiosidade audaz em saber como combater o insucesso escolar e nas formas de motivar os alunos para sentirem a escola como parte integrante de si.
A Educação é de todos e para todos, contudo, assiste-se, nos dias que correm, ao encerramento de escolas, ao caos na gestão dos recursos educativos, bem como ao descrédito de uma formação académica. Os jovens candidatos a deputados ansiavam saber se o investimento pessoal que lhes é pedido, em termos pedagógicos, não irá terminar num futuro de incertezas e de desmotivação.
As mentes ávidas destes 15 protagonistas, representantes das suas listas, não deixaram cair por terra assuntos tão inolvidáveis como o abandono escolar ou a diminuição do número de crianças e jovens que determina o envelhecimento da população e o consequente "enfraquecer" do país.
Ao Deputado não foi fácil responder a todas estas dúvidas. Segundo este, a Educação é, indubitavelmente, a base da construção de um país culturalmente diversificado, economicamente viável e socialmente coeso. Porém, é difícil prever se os jovens terão emprego ou se a renovação da população será célere. Para que existam modificações, é necessário rever políticas. Quanto à formação, o Dr. Paulo Cavaleiro afirmou, perentoriamente, que esta é muito importante e, face à variedade de oferta formativa, os jovens deverão apostar nas áreas e ou cursos que os completem, mas que sejam também viáveis em termos de mercado de trabalho.
Por fim, os alunos não esqueceram o eterno dilema entre o Ensino Público e o Privado. Dúvidas como o tipo de preparação efetuada por ambos surgiram: "Enquanto as escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames, a formação do Ensino Público potencia o sucesso dos estudantes no Ensino Superior". Foi, também, debatido o avultado número de alunos a frequentar o Ensino Particular e Cooperativo, em tempos de crise.
O Dr. Paulo Cavaleiro não deixou de esclarecer que a metodologia de cada tipo de estabelecimento de ensino é definida através de um projeto educativo sendo que os estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo gozam de uma gestão diferenciada.
Mensagem final...
Terminado o debate, o Deputado salientou a importância de momentos de reflexão como este bem como a consciência política e social demonstrada pelos participantes. Deixou claro que o país precisa de jovens interventivos, conscientes e bem formados, que devem acreditar no futuro e na sua educação.
Concluindo, este foi, indubitavelmente, um momento de reflexão e partilha de ideias, dúvidas e sentimentos.
Dina Sarabando e Lurdes Silva