Nos pretéritos dias 27 e 28 de maio, decorreu a Sessão Nacional do "Parlamento dos Jovens", do Ensino Secundário, referente à atual edição, subordinada ao tema: "Os Jovens e o Emprego: que Futuro?" A Serafim Leite, de acordo com os resultados da Sessão Distrital, foi eleita a primeira escola do Círculo Eleitoral de Aveiro, alcançando a meritória missão de representar, mais uma vez, o seu distrito e o concelho de S. João da Madeira.
Esses condignos lugares foram tomados, na Assembleia da República, aquando da Sessão Nacional, pelos deputados José Pedro Bernardes (1º efetivo, turma B, do 12.º ano) e Miguel Ângelo Lopes (2º efetivo, turma B, do 11.º ano). Participou, igualmente, nesta jornada, e de forma empenhada e responsável, a repórter Patrícia Santos (turma A, do 10.ºano).
A Sessão Nacional contou com a presença de 63 escolas, do Ensino Secundário, num total de 130 deputados (apurados entre 1199) e de 38 repórteres fotográficos. Ao longo do ano, estiveram envolvidos, nesta iniciativa parlamentar, 370 escolas e 70 829 alunos, integrados em listas eleitorais.
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, assim como da Europa e de Fora da Europa, chegaram à Assembleia da República, por volta das 13h15, a fim de darem início aos trabalhos referentes ao primeiro dia, de acordo com a respetiva agenda. Os deputados da Serafim Leite foram incluídos na 1ª Comissão (sala 1), tendo a mesma sido orientada pelos deputados dos grupos parlamentares do PSD, Isilda Aguincha, e do BE, Luís Fazenda, e assessorada por Joaquim Ruas.
Após as devidas saudações, as apresentações e o esclarecimento em torno das regras do jogo político, por parte da Presidente de Mesa, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, aprovados nos diversos círculos da referida comissão (Aveiro, Castelo Branco, Braga, Europa e Évora), tendo os deputados aveirenses defendido, de forma perentória, as suas medidas. Esta tarefa não foi nada facilitada, aos nossos deputados, pelos seus adversários políticos. Porém, os serafinenses, em clara luta parlamentar, assumiram, verdadeiramente, o seu papel de políticos, tendo posto em causa as medidas de alguns projetos, assim como defendido aquelas que julgaram que melhor poderiam contribuir para o projeto final de recomendação. Deste modo, foram extraordinárias as táticas empreendidas pelos deputados José Pedro Bernardes e Miguel Lopes, entrando em diálogo aceso com o Círculo Eleitoral de Castelo Branco. No final dos trabalhos da comissão, o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se em segundo lugar e os nossos serafinos, de forma arrebatadora, introduziram três medidas do nosso círculo no projeto da comissão. Surpreendente, sem dúvida!
Durante a tarde, os professores e os jovens jornalistas tiveram, ainda, a fantástica oportunidade de realizarem uma visita guiada ao Palácio de S. Bento. Cerca das 17h00, todos os envolvidos nesta iniciativa regozijaram-se com um oportuno repasto, nos claustros do palácio beneditino. Já reconfortados, os interessados assistiram, na Sala do Senado, ao programa cultural dinamizado pelo Grupo de dança do Agrupamento de Escolas de Águas Santas.
A par desta iniciativa, houve quem, ainda, apreciasse os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa "Euroscola".
O primeiro dia terminou com um lauto jantar e deu-se a partida para o Inatel de Oeiras, onde, merecidamente, coordenadores, deputados, jornalistas e participantes do "Euroscola" iriam descansar, após o exaustivo dia de viagem e de trabalho parlamentar.
O segundo dia de trabalhos, na Casa da Democracia, arrancou com a abertura solene do plenário, por parte do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Dr. Ribeiro e Castro, e do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, estando, já, acompanhados pelo Presidente da Mesa da Sessão Nacional, deste nível de ensino, o deputado Luís Carvalho, do Círculo Eleitoral de Coimbra. A posteriori, a Mesa foi composta pelo Vice-Presidente, Mário Trindade, de Bragança; pelo 1.º Secretário, Eurico Alves, de Aveiro; e pela 2.ª Secretária, Cristiana Moreira, de Braga. Os dois primeiros intervenientes salientaram a importância deste projeto, de âmbito nacional, referindo que, efetivamente, conforme evidenciou o Dr. Ribeiro e Castro, não se trata de uma "brincadeirinha" e que é notório o facto de, hoje em dia, os cidadãos portugueses se afastarem, cada vez mais, da política, ao passo que os jovens envolvidos neste projeto manifestam um evidente entusiasmo e interesse pela res publica.
Por seu turno, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares, com o intuito de os mesmos satisfazerem a curiosidade dos 130 deputados que, seriamente, iam colocando, por Comissões de Trabalho, as respetivas questões, versando os mais distintos temas: Isilda Aguincha (PSD), Pedro Delgado Alves (PS), Raúl Almeida (CDS-PP), Rita Rato (PCP), Pedro Soares (BE) e Heloísa Apolónia (PEV).
A terceira pergunta, a ser dirigida aos ilustres representantes da nação, neste caso concreto ao Dr. Raúl Almeida, coube ao deputado serafinense, José Pedro Bernardes. E, a partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se, então, início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do tema: "Os Jovens e o Emprego: Que futuro?".
Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, Ribeiro e Castro, respondeu, em conferência de imprensa, às questões dos jornalistas das escolas, entre os quais a repórter serafinense, Patrícia Santos.
Numa fase subsequente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um merecido almoço, nos claustros do Palácio. Por volta das 14h, retomaram-se os trabalhos da Assembleia. A Sessão Plenária contou com a tenaz participação do Círculo Eleitoral de Aveiro, na pessoa dos deputados José Pedro Bernardes, Miguel Lopes e Joaquim Nolasco. E o resultado final foi arrebatador: as cinco medidas eleitas, na 1ª comissão, na qual trabalharam os serafinos, passaram todas a fazer parte da Recomendação Final e uma delas, "nascida e criada" na Serafim Leite, foi a medida mais votada, entre as dezanove, em todo o plenário, perfazendo 91 votos a favor da sua inclusão no projeto final, posteriormente a ser debatido, na Assembleia da República, pelos deputados seniores.
Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Presidente da Mesa e do Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.
Chegou, assim, ao fim esta inolvidável viagem política... Na hora do adeus, os nossos três deputados, que usufruíram de dois dias na Casa da Democracia, foram prazenteados com a presença do deputado Paulo Cavaleiro que, num gesto singelo, evidenciou apreço pelo envolvimento dos alunos e das coordenadoras da Serafim Leite neste projeto.