A defender e a argumentar é que a gente do “Parlamento dos Jovens” se entende! E, assim, com toda a força persuasiva e uma luta constante, acesa por um clima de competição, cumpriu-se a primeira etapa desta iniciativa nacional.
A Sessão Escolar, na Serafim Leite, decorreu no dia 20 de janeiro, no Centro Multidisciplinar Interativo (de manhã, no caso do Ensino Básico, e de tarde, no caso do Secundário).
Após a tomada de posse de todos os 31 deputados eleitos, em ambos os ciclos de ensino, comparecendo apenas 29 no Básico e 27 no Secundário, os alunos, por lista participante, partiram para a apresentação das suas medidas, de uma forma séria mas serena. Contudo, seguidamente, o debate foi, paulatinamente, suscitando mais interesse nos jovens deputados, assistindo-se, posteriormente, a uma inflamada celeuma, em que os mesmos alegaram os seus melhores argumentos, em defesa das suas medidas, e esmiuçaram as das outras listas, indo ao encontro de possíveis esclarecimentos e pontos fracos.
No entanto, mantiveram bem presente a ideia de que o mais importante era não tanto lutar pelos seus ideais, mas sobretudo eleger as três melhores medidas que, numa etapa subsequente, integrariam o Projeto de Recomendação da Serafim Leite. E mais… Esta discussão salutar tinha, ainda, um outro propósito: definir as melhores medidas para o combate à discriminação nas redes sociais (Ensino Básico) e para a participação e cidadania nos espaços virtuais (Ensino Secundário).
E verdade seja dita que, no auge do debate, apesar de toda a competição, deparámo-nos, também, com uma preocupação visível nos argumentos dos deputados serafinenses e daí atrevermo-nos a falar de um certo companheirismo presente na assembleia parlamentar em prol de uma causa comum. Afinal, era o seu futuro que estava no cerne do debate!
E, após este momento de enorme intensidade, cumprindo-se 10 rondas de inscrições, com um nervoso miudinho à mistura, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, nos dias 12 (Básico) e 13 (Secundário) de março, pelos representantes da Serafim perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro. As medidas mais votadas provieram das listas A, C e M (Básico) e B, C e E (Secundário).
E chegou, então, o momento mais ansiado por todos os participantes: a eleição dos três deputados que, doravante, representarão a Escola, distrital e nacionalmente. É uma árdua tarefa, sem dúvida, mas é também um sonho a ser alcançado apenas por três deputados de cada nível de ensino. Infelizmente, apesar do papel assumido por todos, ao longo da sessão, efetivamente, só três podiam vencer!...
Pois é… Após a contagem dos votos, soaram, no Auditório do C.M.I., os nomes dos legítimos vencedores:
- Ensino Básico (Samuel Tavares, do 9º B e da Lista M, com 25 votos; Diogo Costa, do 9º A e da Lista A, com 20 votos; Bruno Silva, do 9º B e da Lista M, com 14 votos);
- Ensino Secundário (Verónica Belchior, do 11º A e da Lista E, com 26 votos; Miguel Lopes, do 10º B e da Lista B, com 19 votos; José Pedro Bernardes, do 11º B e da Lista E, com 16 votos).
Um forte aplauso para os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão mesmo de parabéns, também! E há que não esquecer que, para o ano, há mais!
Se estes são os jovens deputados, aqueles que representarão, dignamente (sem dúvida!), o nome da nossa Escola, na Sessão Distrital, brevemente, outros alunos arriscarão, também, um outro papel político: fazer parte integrante da Mesa da Presidência da Sessão Distrital. Assim, houve, ainda, tempo para a eleição dos respetivos candidatos, por voto secreto. Apesar das inúmeras candidaturas, as votações ditaram os seguintes resultados:
- Ensino Básico: Flávia Ferreira, do 9º B e da Lista M, com 11 votos;
- Ensino Secundário: José Pedro Bernardes, do 11º B e da Lista E, com 12 votos.
No caso específico do Secundário, se o deputado José Bernardes for eleito para fazer parte da Mesa da Sessão Distrital (e esperamos mesmo que sim!), assumirá o seu cargo, enquanto deputada, a aluna Andreia Rocha, do 10º B e da Lista B, que se posicionou em quarto lugar, com 10 votos.
Os alunos propuseram, ainda, temas a serem debatidos, na próxima edição, tendo alcançado o maior número de votos as seguintes propostas: “O Futuro e a Tecnologia” (Básico) e “Ensino Secundário – agora, que futuro profissional?” (Secundário). É caso para afirmar que o futuro é mesmo uma preocupação evidente nos nossos deputados!
Caros leitores, encerra-se, aqui, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, edição 2011/2012, e agora é a vez de nos dedicarmos, seriamente, Coordenadoras e Deputados, à preparação do debate para a Sessão Distrital.
Urge, ainda, referir que os alunos Miguel Lopes, do 10º B, e Verónica Belchior, do 11º A, também eleitos deputados, defenderão um projeto argumentativo, escrito e oral, em torno do tema “Redes Sociais – participação e cidadania”, no âmbito do programa “Euroscola”, aquando da Sessão Distrital.
Mais uma vez, ansiamos (e, com certeza, será esse, também, o desejo de todos os serafinos) que os nossos deputados brilhem, de novo, no palco parlamentar e que ergam bem alto o nome da nossa Escola. Acreditamos em todos vós!...
Não podíamos terminar sem deixar de agradecer a presença saudosa de dois deputados que tanto orgulho deram à nossa Escola, em anos anteriores, pela sua marca inolvidável em todos os recantos do “Parlamento dos Jovens”, incluindo além-fronteiras. A vós, Carlos Oliveira e Ricardo Silva (e também a ti, Ricardo Santos, que não pôde estar presente), o nosso sincero agradecimento pelos momentos em que nos fizeram arrepiar quando ouvíamos o nome da NOSSA escola como (um) vencedora. Obrigada!!
Por fim, agradecemos, também, aos nossos Media caseiros que nos acompanham, sempre: o jornal “Agora Nós” e a moderna “TvSerafim” que nos fazem sentir verdadeiros “political stars”!
Até breve!!! Mantenham-se conectados, pois vale a pena!
Básico
Secundário