A Sessão Distrital do Projecto “Parlamento dos Jovens” realizou-se nos dias 14 e 15 de Março de 2011, Ensinos Básico e Secundário, respectivamente, no Auditório do Cineteatro de Anadia, onde chegámos por volta das 9,00 horas.

 

À espera dos nossos Jovens Deputados, encontrava-se o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Anadia, o nosso Anfitrião, que calorosamente nos deu as boas-vindas e gentilmente nos acolheu, durante dois dias, na sua Cidade, e nos brindou com o almoço nas instalações da Escola Secundária de Anadia. Um outro gesto não podemos esquecer – a oferta do livro de Aquilino Ribeiro, O Malhadinhas, a todos os Jovens Deputados, aliando a Política à Literatura, o que prova a preocupação com a Cultura e a Educação.

Após o caloroso momento de saudações aos Jovens Deputados – 92 efectivos e 46 suplentes (Ensino Básico) e 58 efectivos e 29 suplentes (Ensino Secundário), os diversos Representantes da Mesa elogiaram a iniciativa e a participação de tantos jovens, cerca de 230, que, durante dois dias, iriam transformar o Auditório do Cineteatro de Anadia numa verdadeira Sala do Senado da Assembleia a República.

Seguiu-se a oportunidade dos jovens lançarem as questões que mais os preocupam sobre a actualidade e outras relacionadas com os temas em debate. Os “Deputados” da Serafim Leite (Ensino Básico) que, pela primeira vez, se ensaiaram politicamente, lançaram a sua questão ao Senhor Deputado da Assembleia da República, Dr. Amadeu Albergaria, tendo este sublinhado a importância da formação dos jovens, ainda que o momento pelo qual atravessamos não se revele promissor. Os nossos veteranos do Ensino Secundário demonstraram o seu traquejo político e apresentaram, pertinentemente, uma questão à Senhora Deputada, Dra. Marisa Macedo, que revelou o quão preocupados estão com a interferência da crise económica na Educação, quando Portugal ainda vive o grave problema do analfabetismo (9 em cada 100 portugueses ainda são analfabetos).

Na fase seguinte, os nossos Alunos abraçaram o seu Projecto de Recomendação e divulgaram, com enorme dignidade e elevado sentido cívico, as medidas “serafinas”. Posteriormente, houve lugar para um aceso debate, durante o qual se esgrimiram os mais diversos argumentos e contra-argumentos. Momentos houve em que os Professores acompanhantes e outras entidades presentes se surpreenderam com a astúcia, a pertinência e a persuasão dos nossos “Deputados”, tanto do Ensino Básico, como do Secundário. De facto, superaram as nossas expectativas… honestamente, não esperávamos tanto!

Aflorava a hora do primeiro nervosismo!... Que Projectos de Recomendação iriam representar Aveiro? A resposta não tardou! No Ensino Secundário, a escolha incidiu, na generalidade e maioritariamente, no da Serafim Leite, pois foi aquele que mereceu maior número de votos (32), enquanto que o nosso Projecto no Básico alcançou 33 votos, tendo sido o sexto mais votado, ainda que o melhor de S. João da Madeira, o que é muito gratificante para a nossa Escola e para a nossa Cidade.

Após a formação das Comissões para a discussão na especialidade, procedeu-se à melhoria do Projecto-Base de Recomendação, culminando naquele que irá representar o Círculo Eleitoral de Aveiro, na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de Maio de 2011.

O nervoso miudinho teimava em não nos largar, pois novas votações eram solicitadas aos jovens deputados. Quais as cinco Escolas que seriam objecto de preferência da Assembleia? Era a pergunta que pairava e fazia acelerar (e de que maneira!...) o ritmo cardíaco de participantes e assistentes. A contagem demorou… Mas o veredicto era inevitável… e nada mais podia ser feito. No Secundário, ouviu-se o nome da primeira Escola, o da segunda, o da terceira… e foi assim que o nome da Serafim Leite, mais uma vez, foi pronunciado, constatando-se, com alguma tristeza, que era a única de S. João da Madeira, dentre as Escolas representativas de Aveiro. Estavam escolhidos os jovens deputados da nossa Escola que, pela segunda vez consecutiva, iriam ter assento na Assembleia da República – Carlos Manuel Relvas Oliveira (12.º F) e Ricardo Manuel Pereira dos Santos (12.º G).

Infelizmente, a escolha democrática nem sempre agrada e… quantas vezes é injusta!... Assim aconteceu relativamente à nossa representação no Ensino Básico. Temos de aceitar os resultados e pensar, optimisticamente, que para o ano há mais. Estamos convictos que os nossos “serafinos” mais jovens (Diogo Silva, Ana Rita Silva e Bruno Santos, todos do 9.º C) deram o seu melhor, vestiram convictamente a pele de “Deputados” e defenderam, séria e acerrimamente, a nossa Escola.

PJ_Bas

Entretanto, e de acordo com o Regulamento, foi já indicado o “Deputado” serafino que irá assumir um outro papel na Assembleia da República – o de Jovem Repórter. Esta missão caberá ao jovem deputado, na qualidade de suplente à Sessão Distrital, Ricardo Emanuel Reis Silva.

O tempo pareceu-nos ter uma outra duração. O fim demorava a chegar. Mas toda a ansiedade, todo o nervosismo, todo aquele sofrimento valeram a pena. É mais um estímulo para se continuar a trabalhar e a apostar neste projecto…

PJ_BasTodos


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Concurso de Ilustração

    Sep 20, 2022

    Concurso de Ilustração O Concurso de Ilustração de S. João da Madeira começa hoje! Este ano, o concurso para as escolas envolve somente a Educação Pré- Escolar e o 1.º Ciclo. O concurso decorre de 20 de setembro a 11 de novembro de 2022.[…]

  • Receção aos alunos

    Sep 16, 2022

    Receção aos alunos A Biblioteca recebeu em festa a visita dos alunos do 5.º ano do AESL Acessos: 16

  • Aproveitar as férias para ler

    Jul 25, 2022

    Aproveitar as férias para ler Os leitores do AESL aproveitam as férias para fazer o que mais gostam – ler, ler, ler… O 3.ºA da EB do Parque dá o exemplo! Ler em todo lado, em qualquer altura… em família, claro! Acessos: 118

  • Ler em Família

    Jul 10, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!! Acessos: 38

  • Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro

    Jul 7, 2022

    Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro Aviso para todos os amantes de livros (ou seja, todos nós!!!):Dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça Luís Ribeiro, vai ser realizada uma mega Feira do Livro! Com um programa variado e atividades para todas as idades! Sem[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL