Após a Sessão, que contou com a presença do Deputado da Assembleia da República, Dr. Vítor Fontes, e da Vereadora da Câmara Municipal de S. João da Madeira para a Educação, Drª Dilma Nantes, no dia 17 de Janeiro, teve lugar a Sessão Escolar, no âmbito do Parlamento dos Jovens dos Ensinos Básico e Secundário, agendada para o dia 20 de Janeiro de 2011, que contou com a presença dos 27 deputados do Ensino Básico e 30 do Secundário.

 Contudo, no caso do Ensino Secundário, tal foi o calor e o entusiasmo dos jovens deputados que haviam saído vencedores das eleições, que se retomaram os trabalhos no dia seguinte, a uma hora propícia para todos os intervenientes no projecto. Mas só dois, de cada grau de ensino, podiam, efectivamente, vencer! …

Após a recepção e acolhimento de todos os participantes (de manhã, no caso do Ensino Básico, e de tarde, no caso do Secundário), os alunos do 7º ao 12.º ano, os jovens deputados foram convidados a apresentar as suas propostas, tendo-se assistido a uma acesa discussão, esgrimindo cada lista os seus melhores argumentos, em defesa das suas medidas para a resolução dos problemas da Violência no Meio Escolar (Ensino Básico) e do Futuro da Educação (Ensino Secundário), apresentando ideias concretas sobre como combater este flagelo que atinge a comunidade escolar, um pouco por todo o país, e o caminho a seguir para um ensino de rigor e uma aprendizagem de excelência, denotando a sua preocupação com o futuro da Educação… o seu futuro, afinal... É nestas ocasiões que constatamos o poder e a força da nossa juventude e a luta ferrenha pelos seus ideais.

Ainda que haja vencedores e estes merecem da parte da Direcção, Comissão Eleitoral e Professoras Coordenadoras um rasgado elogio pelo empenho demonstrado, todos os participantes estão de parabéns!

E, antes do adeus, não deixaremos de divulgar o nome dos vencedores, aqueles que representarão, com certeza dignamente, o nome do nosso estabelecimento de ensino, na Sessão Distrital.

No caso do Ensino Básico, elegeram-se os alunos Diogo Leite da Silva (9º C) e Ana Rita Silva (9º C), como efectivos, e o suplente é o discente Bruno Batista (9º C). No Ensino Secundário, pela segunda vez consecutiva, os deputados efectivos, eleitos por voto secreto, foram os alunos Carlos Oliveira (12º F) e Ricardo Santos (12º G) e, pela primeira vez e enquanto suplente, o aluno Ricardo Silva (12º F).

No Ensino Secundário, houve, ainda, tempo para a eleição do candidato à Mesa da Sessão Distrital: Rúben Custódio, do 12º F, novo nestas lides parlamentares.

Com a Sessão Escolar encerra-se a primeira fase do programa nacional “Parlamento dos Jovens”, devendo, agora, dedicar-nos à preparação do debate para a Sessão Distrital, defendendo, acerrimamente, os Projectos de Recomendação da Serafim.

Mais uma vez, desejamos que os nossos alunos brilhem no palco das políticas e que ergam, de forma bem sonora, o nome da nossa escola…

Entusiasmo e garra!... Vamos ao trabalho!... E vamos esperar por boas notícias, nos finais de Fevereiro…


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL