Relembramos que os temas em discussão, este ano, são: “Racismo, Preconceito e Discriminação” (Ensino Básico) e “Assimetrias: Litoral/Interior – que soluções?” (Ensino Secundário).
Assim, apurados os 31 deputados, em cada um dos níveis de ensino, chegou a almejada Sessão Escolar, a qual nos permitiu conhecer os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, algures no distrito de Aveiro.


A defender e a argumentar é que a gente do “Parlamento dos Jovens” se entende! E assim, com toda a garra política, cumpriram-se os trâmites normativos da Sessão Escolar, na Serafim Leite, que decorreu no dia 20 de janeiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, no período da tarde, para ambos os ciclos de ensino (13h30 - Ensino Básico; 15h30 – Ensino Secundário).
Após a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, partiram para a apresentação das suas medidas, de uma forma séria mas serena. Contudo, o debate foi suscitando mais interesse nos jovens deputados, assistindo-se, posteriormente, a uma inflamada discussão, em que os mesmos alegaram os seus melhores argumentos, em defesa das suas medidas, e analisaram as das outras listas, indo ao encontro de possíveis esclarecimentos e pontos fracos. Porém, mantiveram em mente a ideia de que o mais importante era não tanto lutar pelas suas ideias, mas eleger as três melhores medidas que integrariam o Projeto de Recomendação da Serafim Leite.
Cumpridas as rondas de inscrição impostas, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e os respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, pelos representantes da Serafim perante uma centena de outros jovens deputados do distrito de Aveiro. As medidas mais votadas provieram das listas P, F e W (Básico) e A, S e K (Secundário).
E chegou, então, o momento mais ansiado por todos os participantes: a eleição dos três deputados que representarão a Escola - um sonho a ser alcançado apenas por três deputados de cada nível de ensino. Infelizmente, apesar da força persuasiva assumida por todos, ao longo da sessão, efetivamente, só três podiam vencer!...
Pois é… após a contagem dos votos, soaram, no Auditório, os nomes dos legítimos vencedores:

- Ensino Básico (Diogo Cruz, do 8.º A e da Lista W; Júlia da Costa, do 7.º A e da Lista F; Tiago Tavares, do 7.º B e da Lista P);

- Ensino Secundário (Manuel Barrios e Luís Neves, do 11.º A e da Lista S; Luana Rocha, do 10.º A e da Lista K).

Um forte aplauso para os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção!
Se estes são os jovens deputados que representarão a nossa Escola, na Sessão Distrital, outros alunos arriscarão, também, um outro papel político: fazer parte integrante da Mesa da Presidência da Sessão Distrital. Assim, ainda houve tempo para a eleição dos respetivos candidatos e as votações ditaram os seguintes resultados:

- Ensino Básico: Jorge Vieira, do 8.º A e da Lista W;
- Ensino Secundário: Jessica Maia, do 11.º B e da Lista A.

Os alunos propuseram, ainda, temas a serem debatidos, na próxima edição, tendo alcançado o maior número de votos as seguintes propostas: “Outros Animais: que direitos?” (Básico) e “Eutanásia: direito de viver?” (Secundário).
Encerra, aqui, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, edição 2015/2016, e agora é a vez de nos dedicarmos, seriamente, Coordenadoras e Deputados, à preparação do debate para a Sessão Distrital.
Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados brilhem no palco parlamentar e que ergam bem alto o nome da nossa Escola. Continuamos a acreditar!...

Dina Sarabando e Sónia Aires

 

PARA VER AS FOTOS DOS DOSI CICLOS DE ENSINO, CLIQUE NOS LINKS SEGUINTES:

PJ - Sessão Escolar - Ensino Básico

 

PJ - Sessão Escolar - Secundário

 

bas AN

 

sec AN