No passado dia 4 de fevereiro, a sala 3, do Jardim de Infância da Escola Básica do Parque foi ao centro de saúde, no âmbito do projeto “Centro de Saúde dos Pequeninos “, com o seu peluche/boneco preferido. Assim, fomos recebidos pela enfermeira Mariana que nos apresentou o segurança do centro e a secretária que fornece as informações a todos os utentes. A visita prosseguiu no último andar onde, em conjunto com mais duas enfermeiras, os alunos foram divididos em três grupos. Rotativamente, cada grupo foi à dentista (subimos e descemos na sua cadeira), a um gabinete médico e ao centro de saúde dos pequeninos. Aqui, cada um, junto da secretária, fez a devida inscrição e foi à médica (que auscultou, mediu a tensão, viu os ouvidos e a garganta…) e, no fim, à enfermeira. Mediante o que cada um de nós referia que se passava com o seu boneco, era receitado um remédio diferente, mas a todos tinham de dar muitos miminhos aos seus bonecos. Seguimos para a enfermeira que colocou pensos e forneceu os respetivos remédios. Por fim, de novo na Secretaria, foram colocadas as vinhetas na prescrição. Eis o que disseram duas das crianças: “Gostei de ir ao médico dos pequeninos, porque estive a dar remédio ao meu bebé “; “Gostei mais de dar o xarope, porque a cauda da minha cobra tinha partido. A enfermeira queria pôr gesso, mas não deixei, porque, depois, não conseguiria tirar”. Esta foi uma visita muito interessante e todos ficaram contentes. Os profissionais foram muito simpáticos e, agora, já não há tanto medo de ir ao senhor doutor.

 

Os alunos do 11º C, orientados pela professora de Inglês, Dina Paiva, foram convidados a juntarem-se ao projeto eTwinning “Learn to Learn”, envolvendo 9 países e 11 escolas, nomeadamente, Turquia, Grécia, Itália, Espanha, Ucrânia, Polónia, Roménia, Eslovénia e, claro, Portugal, em nome do nosso Agrupamento!

Um dos maiores objetivos deste projeto eTwinning é consciencializar os nossos alunos para as inteligências múltiplas e para as diferenças individuais na aprendizagem, ou seja, mostrar-lhes o quanto são corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.

Esta consciencialização pelos métodos mais adequados para uma aprendizagem mais individualizada e autónoma será estimulada por uma partilha de experiências e discussões entre pares, promovendo, simultaneamente, as competências linguísticas em língua inglesa e as competências digitais, incluindo a utilização de ferramentas web 2.0.

As turmas do 2.º ano da Escola Básica do Parque, no passado dia 6 de fevereiro, deslocaram-se à Escola Sede do Agrupamento Dr. Serafim leite, a fim de conhecerem um pouco do que se faz no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A partir desta visita, realizada numa carrinha estava estacionada dentro da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre a vida das plantas. Até conseguiram ver as células de algumas destas plantas através dos fantásticos microscópios que existiam na mágica carrinha, transformada em laboratório.

Os alunos adoraram esta visita e nunca se esquecerão desta experiência!

O Pavilhão do Conhecimento, no Centro Ciência Viva, foi o palco, no dia 11 de fevereiro, do lançamento do 3.º volume do livro “Raparigas na Ciência”, do qual constam quatro alunas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: Andreia Castro e Leonor Gonçalves, a frequentar o 12.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias; Andressa Almeida, do 12.º ano, do Curso de Mecatrónica; e Rita Almeida, do 11.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias.

A iniciativa assinalou, igualmente, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, destacando, assim, o papel essencial das jovens na promoção do conhecimento científico.

A ideia de instituir este dia surgiu em fevereiro de 2015, durante o «World Women’s Health and DevelopmentForum», organizado pela «Royal Academy of Science International Trust» e pelo Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas. A data foi, oficialmente, reconhecida a 22 de dezembro de 2015. Desde então, este dia é celebrado com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres na ciência e a necessidade de se eliminarem barreiras impostas pela desigualdade de género.

Alguns especialistas sublinham que o caminho passa por romper estereótipos, promover modelos inspiradores e apoiar o percurso das raparigas através de programas específicos, criando ambientes inclusivos que garantam a equidade e a diversidade nas carreiras científicas.

Quanto a esta iniciativa, a edição deste ano teve um significado especial, uma vez que 2025 assinala o 10.º aniversário do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Desde 2022, mais de 300 jovens participaram nesta iniciativa da alçada da Ciência Viva, dando origem aos três volumes de “Raparigas na Ciência”. Na capa do livro, todas as raparigas destacadas podem ver, assim, refletidas as suas aspirações e encontrar inspiração para o futuro.

No passado dia 6 de fevereiro, os alunos do 9.º A realizaram uma visita ao cinema do shopping «Oitava Avenida», para assistir ao filme "Energia Nuclear Já". Esta atividade, promovida no âmbito da disciplina de Físico-Química, marcou o início do estudo da energia elétrica, proporcionando aos alunos uma perspetiva mais abrangente sobre as diferentes fontes de energia disponíveis.

A professora Renata Marques, responsável pela iniciativa, destacou a importância de os alunos conhecerem as diversas alternativas para a produção de energia elétrica, compreendendo, assim, as vantagens e desvantagens de cada uma. "Queremos que os alunos desenvolvam um espírito crítico sobre as fontes de energia, analisando quais são mais limpas, quais as verdes, mas caras e pouco eficientes, e quais aquelas que representam soluções viáveis para o futuro", explicou.

No âmbito do estudo da História de Portugal, os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila visitaram o Castelo de Santa Maria da Feira, uma atividade educativa que prometeu enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a História e a cultura da região.

A viagem foi efetuada no Vouguinha e, para alguns alunos, foi a primeira vez que andaram de comboio.  

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais bem preservados do país e oferece uma vista maravilhosa da cidade e arredores. Este foi, inicialmente, construído como ponto estratégico de defesa contra as invasões muçulmanas e, ao longo dos anos, foi passando por diversos melhoramentos e adições. A estrutura atual, que inclui uma imponente torre de menagem, uma muralha bem conservada e um pátio interior, é um excelente exemplo de arquitetura medieval militar.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite saiu, mais uma vez, à rua para celebrar o tão esperado Carnaval das Escolas, em S. João da Madeira, num desfile vibrante que encantou todos os presentes e, sobretudo, as crianças e os jovens. Este ano, o tema escolhido permitiu uma viagem no tempo aos Jogos Olímpicos e a aos seus carismáticos símbolos. A verdade é que a comunidade escolar não poupou esforços para garantir uma representação inesquecível.

Assim, foram 500 os foliões que se juntaram à festa, vestidos como verdadeiros campeões olímpicos, demonstrando não apenas um espírito carnavalesco, mas também um forte compromisso com as aprendizagens essenciais. Entre sorrisos, muita animação e muitas cores no ar, o AESL destacou-se nesta celebração, evocando os heróis do passado.

O desfile contou, ainda, com a presença do Rei do Carnaval, o agente Rodrigues que, com a sua energia e boa disposição, liderou os festejos.

Este inesquecível momento de folia só foi possível graças ao envolvimento e dedicação de toda a comunidade educativa. A organização agradece a participação entusiástica dos alunos, o apoio incondicional das famílias, a colaboração essencial dos docentes envolvidos, assim como o contributo indispensável das assistentes técnicas e operacionais. Juntos, fomos, realmente, mais fortes, tornaram este Carnaval uma celebração memorável!

O AESL demonstrou, uma vez mais, que a união, a criatividade e a alegria fazem toda a diferença! Venha o próximo ano e mais uma oportunidade para festejar!

A Escola Básica do Parque celebrou a “Semana dos Afetos”, dedicada à promoção de valores como a amizade, a empatia e o respeito entre os alunos.

Esta iniciativa incluiu diversas atividades lúdicas e educativas, como jogos cooperativos, momentos criativos, danças e leitura de histórias que abordavam temas relacionados como a amizade e o amor.

Para além disso, criou-se também o «Correio dos Afetos», atividade aberta a toda a comunidade educativa, na qual os alunos puderam criar cartões e mensagens de afeto com os amigos e familiares. Esta iniciativa visou, também, fortalecer laços entre alunos, pais, professores, avós, através da troca de correspondência e promoveu a escrita e a leitura, reforçando valores como o afeto e a amizade.

Foi uma semana em que os alunos aprenderam sobre a importância de reconhecer e expressar os seus sentimentos, cultivando um ambiente escolar mais acolhedor.

Na atual edição da Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa da vereação sanjoanense, um dos alunos representantes do AESL, Rúben Marques (12.º C), conseguiu, este ano, a proeza de ser eleito representante de toda a assembleia.

Assim, uma das funções assumida teve lugar no dia 27 de fevereiro, quando, em plena Assembleia Municipal, presidida pela Dr.ª Clara Reis, Presidente deste órgão, apresentou aos presentes as medidas aprovadas no plenário da AMJ, do transato dia 19 de março.

Todas as propostas apresentadas, pertinentes e autênticas, remeteram para o tema da atual edição, «Eu e os (bis)avós», tratando, portanto, do bem-estar dos idosos de S. João da Madeira, contando, igualmente, não só com a intervenção edil, mas também dos agrupamentos escolares da cidade.

Na próxima sessão municipal, o Presidente da Câmara Municipal terá, com certeza, uma palavra a dar no que respeita às três medidas apresentadas na Assembleia Municipal… e os nossos deputados também!

Resta-nos agradecer à nossa jovem deputada por todo o seu empenho, dedicação e vontade política, tendo abraçado esta causa e a este cargo para o qual foi eleito. Muito obrigada!

Dina Sarabando

No dia 19 de fevereiro, decorreu a segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, subordinada ao tema «Eu e os (bis)avós», que contou com a presença da comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, composta por 11 elementos, abrangendo todos os ciclos de ensino. 

Numa fase inicial, após a tomada de posse dos membros ausentes, na sessão anterior, que foi o caso da serafina Gabriela Castro (12.º C), teve lugar a eleição dos Secretários da Mesa Municipal, tendo sido eleita, enquanto 2.ª Secretária, a jovem serafina Mariana Martins, já com experiência neste cargo, que exerceu, responsavelmente, ao longo da sessão, enquanto membro efetivo, auxiliando a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e o 1.º Secretário, deputado da Oliveira Júnior.

No passo seguinte, teve lugar uma breve intervenção, da parte de Rita Pereira, enquanto representante das Associação Juvenis do distrito de Aveiro, solicitando o contributo dos jovens com mais de 15 anos para a Agência Nacional de Juventude.

Sessão I

 

No passado dia 12 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2024_2025, ao tema: “Eu e os (bis)avós”. 

A sessão abriu com uma representação cultural, por parte de todos os Agrupamentos, à exceção do CEI, contando com uma intervenção intergeracional, entre miúdos e graúdos, mais concretamente, avós. No caso do AESL, o avó do Diogo Pestana (4.º A da Escola Básica do Parque), o professor Alírio Oliveira, outrora docente do Agrupamento, mostrou a sua mestria musical, acompanhando à viola os alunos da Serafim Leite, a partir da melodia de António

Macedo, «Canta, amigo, canta». Para além deste momento carregado de emoção, houve, ainda, tempo para uma declamação de poesia, por parte da Daniela Castro, do 6.º A, também autora do poema, acompanhada, de novo, pelo professor Alírio Oliveira. 

De seguida, teve lugar o Ato de Instalação, tendo tomado posse todos os jovens deputados. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, assim como o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, revelando novidades em relação à atual edição da AMJ. 

Posteriormente, uma representante do Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira, Sara Patrão, informou os presentes sobre todos os esforços levados a cabo no município em prol de todos os que necessitem da sua ajuda, procurando, assim, motivar os jovens a aderirem a esta causa tão nobre.  

No final da sessão, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, apelou à candidatura dos representantes de cada Agrupamento, a fim de estes revelarem as suas valências, no sentido de mostrarem que um deles poderá ser o futuro representante de toda a Assembleia, nesta edição. Terminado este momento, todos os presentes foram convidados para um merecido lanche.

Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora

No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa visita memorável ao Museu do Calçado, localizado em São João da Madeira.

A visita incluiu uma fascinante exposição intitulada "António, sem título", que proporcionou às crianças novos conhecimentos sobre um tema intimamente ligado ao seu concelho, bem como uma introdução à obra e trajetória deste grande artista. A visita guiada foi conduzida, de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos adquirissem novos conhecimentos.

Além disso, os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de despertar a sua imaginação e criatividade ao participarem numa atividade prática. Inspirados pelo ambiente artístico, criaram "asas para os pés", transformando materiais simples em obras de arte únicas e originais. Esta atividade lúdica não só estimulou o pensamento criativo, como também reforçou a ligação dos alunos ao tema explorado no museu.

A experiência no Museu do Calçado revelou-se uma jornada inesquecível, que uniu educação, arte e cultura, deixando as crianças entusiasmadas e mais conscientes sobre a relevância do património local.

 
 
 

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