No âmbito do programa “Erasmus+ Time to Transform with Modern Education”, cinco alunos do 9.º ano, do AESL, participaram, entre os dias 10 e 17 de maio, numa mobilidade em Antália, na Turquia, tendo sido acompanhados por duas docentes, Dina Paiva e Sandra Silva.

No dia 14 de maio, as turmas do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, participaram numa enriquecedora visita de estudo ao Porto. A primeira atividade realizou-se no “World of Discoveries”, um museu interativo dedicado à epopeia marítima portuguesa. Ao longo da visita, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar aprendizagens relacionadas com os Descobrimentos Portugueses, identificando as motivações das viagens marítimas, os principais navegadores e os avanços técnicos e científicos que permitiram a expansão portuguesa além-mar.

O AESL viu, mais uma vez, um leque considerável de alunos premiados, através dos seus cartazes e vídeos, que pretenderam evidenciar, nos 100 anos da cidade de S. João da Madeira, o heroísmo visível nas conquistas da Revolução dos Cravos de 1974.

O grupo de professores de Matemática, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, lançou o repto aos alunos, na senda do concurso “APM-DIM 2026: Matemática e Esperança”, a partir do qual os mesmos foram desenvolvendo trabalhos, tendo culminado este desafio na obtenção do 3.º lugar, ao nível nacional.

Nesta etapa final do ano letivo, em que estamos assoberbados de trabalho, nada melhor do que esboçarmos um sorriso e nos rirmos um pouco… Por isso, aqui vai o último desafio do «Quem é quem?».

Assim, quem é que se atreve a adivinhar a quem pertencerão estas figuras que – não haja dúvidas – convivem connosco, todos os dias, na Serafim Leite? Para que a tarefa se revele mais fácil (e como vem sendo habitual) têm, à vossa inteira disposição, um formulário com três possibilidades para cada uma das fotografias. Prontos para a derradeira aventura?

Link de acesso ao formulário»: https://forms.gle/n99aUeHzZ8kUSdG89

No dia 15 de maio, realizou-se a XXII edição do Encontro de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) da Diocese do Porto, subordinada ao tema «EMRC Sempre...». O Europarque foi o local escolhido para acolher esta iniciativa, que reuniu milhares de alunos, num dia diferente, repleto de atividades e momentos de convívio.

À semelhança da iniciativa de sucesso levada a cabo nos últimos anos letivos, o AESL decidiu continuar com o projeto solidário de recolha e redistribuição de cadernos de atividades usados, do 5.º ao 12.º anos, afirmando-se como um contributo importante para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, essencial para a construção de uma sociedade mais unida e solidária. Dar e receber de volta é, afinal, uma maneira de apoiar e ser apoiado e, simultaneamente, deixar uma marca na proteção do ambiente. 

Os alunos do 2.º A, da Escola Básica do Parque, abraçaram um desafio muito especial, no âmbito do Círculo de Aprendizagem: escolher um livro e apresentá-lo à turma, de forma criativa. E que viagem verdadeiramente incrível foi vivida por todos…

Para celebrar a Semana da Terra, que teve lugar no dia 22 de abril, os alunos da Escola Básica do Parque trocaram a sala de aula pelo jardim. Assim, a partir de uma atividade dedicada à sustentabilidade, plantaram novas espécies, semearam e cuidaram, com carinho, das plantas que já embelezam o recinto da escola.
 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL