Numa tarde muito quente de verão, estavam a vaca Joaquina e o boi José, tranquilamente, a pastar, quando repararam que o campo estava cheio de ervas daninhas. Como estava na altura de o cultivar, ficaram preocupados que, deste modo, não o pudessem fazer. 

Assim, decidiram dividir o campo a meio e cada um mondar a sua parte. Puseram patas à obra e começaram o árduo trabalho. 

A Joaquina estava a fazer um ótimo trabalho arrancando as ervas daninhas pela raiz, apesar de estar a demorar muito mais tempo. Já o José, que se queria despachar para ainda ir tomar um banho de rio, fez tudo apressadamente sem qualquer cuidado. 

- Ainda só a vais a meio, Joaquina? Eu já terminei a minha parte e estou de saída para o rio. – vangloriou-se o boi José.

- Não te preocupes comigo, José, o que importa é que fique bem feito! – afirmou a Josefina muito segura de si.

Quinze dias mais tarde, quando voltaram ao campo para semear milho, ficaram estupefactos com o que viram. O lado do campo do José já estava novamente cheio de ervas daninhas, já o lado da Josefina estava exatamente igual como quando o mondou e pronto a ser semeado.

- Oh, não acredito no que vejo! Vou ter que fazer tudo novamente! – lamentou-se o José.

- Pois é – disse a Joaquina – depressa e bem não há quem!

 

A turma do 5.º A

Matriz vaca e boi no cercado no Elo7 | Lee Matrizes e bordados (FE5A31)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL