Na terceira segunda-feira do mês de novembro, as turmas de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais reuniram-se, na entrada da escola, às sete horas, em ponto, para uma visita à Vila de Mafra, no âmbito da disciplina de Português.

Após uma longa viagem de três horas e uma pausa de vinte minutos para lanchar, os alunos chegaram, finalmente, ao seu destino. Dirigiram-se, então, para o palácio de Mafra, com o intuito de visualizar a adaptação teatral do romance de José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis. Contaram com a presença dos seguintes atores: Hugo Bettencourt (Saramago), Miguel Mendes (Fernando Pessoa), Rogério Jacques (Ricardo Reis), Sara Riofrio (Lídia) e Lídia Muñoz (Marcenda).

O nosso grupo destaca esta peça pela maneira como invoca a nossa criatividade, fazendo-nos imaginar o cenário. Gostámos, também, da forma como a visão de Saramago foi exposta. Foi possível distinguir o seu ponto de vista do de Fernando Pessoa, de forma cómica, brincando com a personagem Ricardo Reis.

Após a exibição do teatro, os alunos fizeram uma pausa para almoçar entre as 13:15 e as 14:15.

Durante a parte da tarde, estas turmas puderam conhecer o Palácio e o dia a dia do Rei D. João V e da Rainha D. Maria Ana de Áustria. Ouviram uma contextualização histórica dada pela guia do Palácio, caracterizada como espontânea e interativa. Os participantes desta visita acederam, ainda, a locais de destaque como o quarto do Rei, o quarto da Rainha, a sala de jogos, a sala de caça, a sala vermelha (utilizada para receber os convidados), a sala amarela (utilizada como sala de música), entre outros locais.

O lugar mais interessante, para nós, foi a biblioteca. Um lugar com um grande corredor cheio de livros. Parecia até um lugar de filmes de fantasia. Infelizmente, não pudemos passar da porta, por questões de segurança do local e dos próprios livros. Descobrimos, igualmente, que, durante a noite, os morcegos voam por lá, alimentando-se de pequenos insetos que podem danificar os livros. 

A visita guiada terminou pelas 16:30 e, antes de voltarem, os alunos fizeram uma pausa para o lanche. 

Depois de uma longa viagem, as turmas regressaram à escola. O céu já estava escuro, eram 20:30 e, assim, acabou este grande dia. Foi uma viagem muito divertida, na qual conseguimos aprender, conhecer e conviver. O único ponto negativo que apontamos foi a falta de tempo para explorarmos tanto o convento, quanto a Vila.

Beatriz Fernandes, Mariana Almeida e Rita Santiago (12.º B)

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL