Numa manhã muito fria e chuvosa, um pássaro entrou na nossa escola.
Depois de ter feito várias tentativas para sair pelas janelas e não ter conseguido, procurou outra forma de fugir. Voou em direção às salas da pré mas, como não encontrou também aí uma saída tivemos que o ajudar.
A Educadora pegou e segurou, com muito cuidado o passarinho, que estava muito assustado e tentava libertar-se. As crianças tiveram oportunidade de observar de perto e tocar, com muito cuidado! Perceberam que ele estava muito assustado, sentiram o seu coração a bater muito rápido, viram as suas patinhas a tremer e tentava fugir.
Resolvemos então ajudar o animal a voltar à natureza e viver em liberdade.
Quando foi colocado na parte exterior da janela, as crianças, do lado de dentro observaram que, quando a mão que o segurava se abriu, o pássaro não fugiu! As crianças ficaram muito admiradas. Porque é que não voava? Finalmente ele bateu asas e voou em direção aos prédios que rodeiam a escola.
As crianças despediram-se e encontraram uma pena. Quiseram saber mais sobre este animal e pesquisaram na Internet. Depois fizeram o desenho desta visita inesperada, mas que ficará na memória de todas as crianças.
20 de janeiro 2021
EPE Fundo de Vila