MOVIDOS POR UMA CAUSA COMUM

Conforme programado, pelas 14:30 do dia 17 de março de 2021, realizou-se o encontro que, destinado a alunos dos cursos profissionais das áreas de Marketing e de Design, teve como objetivo a partilha de experiências proporcionadas por um painel de convidados, constituído por Raquel Tavares, Joana Santos e José Neves e por uma plateia virtual de cinquenta e quatro participantes, entre os quais destacámos: Irene Guimarães (vereadora para a área da educação - CMSJM), Anabela Brandão (Diretora da ESSL), Helena Resende (Diretora-Adjunta da ESSL), Teresa Soares (Diretora de Curso), Elza Paiva e Isabel Valente (Diretoras de Turma).


Ás questões que o público visado se coloca, quanto ao seu futuro, responderam os convidados com as suas experiências no percurso académico e profissional. Os diversos testemunhos convergiram na importância que é dada aos objetivos que cada pessoa deve estabelecer para melhor orientar os seus recursos e as suas energias. Nem sempre acontece assim, como nos relatou Joana Santos e José Neves. Há momentos em que os objetivos surgem mais tarde e outros em que, tardando, desafiam-nos, constantemente, para "abrir portas", sempre que surgem oportunidades. Animados pela relação de grande empatia com os participantes, os convidados foram questionados sobre o resultado do seu percurso, em termos de competências técnicas e relacionais, satisfação e realização, pessoal e profissional.


Houve histórias engraçadas, relacionadas com competências, principalmente no início das suas carreiras. A conclusão foi a de que as competências nunca poderão deixar de fazer com que as pessoas pensem nos problemas para melhor os resolverem, que a solução passa por procurar respostas, por ter disponibilidade para aprender ao longo da vida e por criar e manter relacionamentos de cooperação que reforçam a capacidade de intervenção
orientada para soluções concretas. Acima de tudo, nunca desistir perante os momentos de maiores dificuldades, como aqueles que foram vividos por Raquel Nogueira, quando, deslocada em Lisboa, enfrentou um estágio profissional extremamente exigente.


Perante o interesse da plateia, avançámos para uma última questão: Como é trabalhar em equipa?
Os convidados foram unânimes na valorização deste modo de trabalhar. José Neves fez-nos perceber que "vestir a camisola" é fazer com que cada um se sinta envolvido e focado nos objetivos. Se alguém falha e não dá o que pode, é possível que todos possam vir a sofrer. A satisfação das expectativas dos clientes é o que permite o sucesso do negócio e sem o compromisso absoluto das equipas de trabalho, o negócio pode ficar arruinado, sem futuro e sem garantia de emprego para os que integram os projetos empresariais/profissionais. Todos os convidados reconheceram que, apesar de não ser fácil, é impensável conseguir bons resultados sem o contributo de pessoas movidas com o mesmo objetivo.


Depois de uma série de perguntas colocadas por alguns membros da plateia e aos quais foram dadas respostas esclarecedoras, os momentos finais foram dedicados aos agradecimentos a todos os intervenientes, visivelmente reconhecidos por este momento de partilha, como salientou Anabela Brandão, nas suas declarações de encerramento do encontro.

João Mesquita

logo encontrro

 

participantes

 

logo commark

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]

  • Ler com a Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Ler com a Biblioteca Os alunos do 3.º ano leram com a biblioteca a história “A Capuchinho Vermelho”. Durante o mês de novembro, esta personagem entrou na biblioteca e fez a delícia dos leitores. És sempre bem-vinda, Capuchinho!

  • O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    O Príncipe com Orelhas de Burro na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 2.º ano leram e trabalharam a história “O Príncipe com Orelhas de Burro” na biblioteca, no âmbito do projeto “Ler as Obras das Metas Curriculares”. E criaram umas fantásticas orelhas!!!

  • Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca

    Nov 27, 2021

    Corre, Corre Cabacinha! na Biblioteca Durante o mês de novembro, os alunos do 1.º ano, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, foram à biblioteca e ouviram e trabalharam a obra “Corre, Corre Cabacinha!”.