Acolhendo a ação de sensibilização promovida no dia 23 de abril, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São João da Madeira, intitulada "Laço Azul", reuniu-se a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite em torno da Prevenção dos Maus-tratos na infância e juventude.

Esta ação teve como ponto de partida o gesto iniciado por Bonnie Finney, uma avó que colocou um laço azul no seu carro para que as pessoas se interrogassem sobre o motivo desse ato. Perante a interrogação, explicava a situação de maus-tratos que atormentava os seus netos e o quanto gostaria de alertar para esta realidade terrível que afeta tantas crianças e jovens, não apenas em locais distantes como tantas vezes no seio da nossa comunidade.

A ação "Laço Azul" concretizou-se no nosso agrupamento, tendo chegado a todos os alunos dos nosso estabelecimentos de ensino.

Na sede do nosso agrupamento a ação concretizou-se na sensibilização dos alunos do 5º ano para a problemática dos maus-tratos na infância e juventude, conhecendo a história do "Laço Azul" e algumas situações que configuram situação de maus-tratos. Após esta reflexão foi-lhes dirigido o convite e a missão de embaixadores desta causa, que assumiram,distribuindo laços azuis e dando a conhecer, junto da comunidade escolar, a sua história e a necessidade de uma efetiva atenção ao respeito pelos direitos da criança.

Em simultâneo, procedeu-se à inauguração de um painel alusivo à atividade, ilustrado pelos alunos de EMRC do ensino secundário, no qual todos foram convidados a deixar uma mensagem alusiva ao tema e na apresentação de uma coletânea de vídeos temáticos.

O dinamismo dos alunos investidos do título de embaixadores desta causa, imprimiu à escola uma dinâmica vigorosa, tendo estes levado a mensagem a mais de 450 pessoas, com outros tantos laços azuis distribuídos.

Relativamente aos Jardins de Infância e escolas do 1º Ciclo do Parque e de Fundo de Vila, as crianças foram convidadas a conhecer algumas realidades relativas aos maus-tratos e expressar os seus sentimentos sobre esta temática. Deste trabalho resultaram desenhos e frases, inscritos em pequenos retalhos de papel laranja ( cor escolhida este ano para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-tratos), com apelos à necessidade de todos estarmos atentos e agir no sentido de prevenir maus-tratos sobre crianças e jovens,

As mensagens foram presas a balões azuis, que foram largados em simultâneo, para voar no céu de São João da Madeira e concelhos circundantes. A iniciativa envolveu as crianças destas escolas que viveram esta iniciativa num ambiente de muita alegria, partilha e animação, na certeza de que em todos ficou a marca do "laço Azul" e a efetiva sensibilização para a necessidade de uma constante atenção a esta realidade.

Deixamos à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens o nosso obrigado pelo desafio e os parabéns pela iniciativa.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL