Em outubro de 2018, os professores de Matemática lançaram a todos os alunos do AESL o seguinte desafio: Elaborar um texto (prosa/verso) ou uma banda desenhada, tendo como mote “ Para mim a matemática é ….”

Com esta atividade/desafio pretendia-se captar variadas sensibilidades e perspetivas sobre a “Matemática”. Para muitos, a “Matemática” é tudo, enquanto para outros pode ser uma valente dor de cabeça. A possibilidade de reunir diferentes visões e testemunhos foi uma mais-valia para todos os que participaram e para os que tiveram o privilégio de apreciar os trabalhos apresentados, muitos deles de grande qualidade.
Chegou a altura de dar a conhecer o melhor de cada ciclo de ensino: 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, Secundário Regular e Secundário Profissional, que já receberam os seus prémios. São eles:


Jardim de Infância- Evelyne - sala 1 - Fundo de Vila
1.º ciclo - Francisco Oliveira - 3.º B (Parque)
2.º ciclo - Mariana Martins - 5.º C
3.º ciclo - Maria Caires - 9.º B
Secundário CCH - Ricardo Mendes - 10.º A
Secundário Profissional - Ricardo Gomes - 10.º G


Além disso, foram feitas três compilação com todos os trabalhos, já disponíveis na Biblioteca Escolar.
Publicamos, seguidamente, as fotos dos trabalhos premiados e os prefácios das brochuras, um da autoria da Diretora do Agrupamento, professora Anabela Brandão, e outro dos professores do grupo 500.

 

Para ver os trabalhos vencedores, clique na imagem seguinte.

 

Vencedores Matemática out 2018 1

 

Prefácio da professora Anabela Brandão, Diretora do AESL

 

 

Se as pessoas não acreditam que a Matemática é simples, é só porque não percebem como é complicada a vida.
John von Neumann

 

Neste livro encontram-se as reflexões dos alunos em torno da Matemática.
Para mim a Matemática é...
Realmente não interessa o que é a Matemática, ou o Português, ou o Inglês, ou...
O que interessa é a reflexão, o pensar sobre si mesmo, o olhar de diversas perspetivas, sempre com um espírito crítico o atento!

Qual é o melhor sítio para aprendermos a pensar e a exprimir as nossas ideias, senão a Escola?
No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o maior objetivo é educar para o futuro, para que os nossos alunos sejam cidadãos críticos, atentos e interventivos. Para tal acompanhamos e desafiamos, em cada dia, a que pensem de forma diferente, a que olhem de um outro ponto de vista. Acreditamos que assim poderão enfrentar, de forma mais capaz, os desafios que com toda a certeza a vida lhes vai colocar.

Obrigada aos professores por terem desafiado, mais uma vez, os nossos alunos.

Os meus melhores cumprimentos
Anabela de Azevedo Brandão
Diretora do Agrupamentp de Escolas Dr. Serafim Leite

 

-----------------------------------

Prefácio dos professores de Matemática (Grupo 500) 

Para mim a Matemática é…

A Matemática é uma disciplina base do currículo dos alunos, embora alguns continuem a vê-la com receio.
No sentido de tornar a disciplina de Matemática mais próxima de todos, os professores de Matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite decidiram propor a todos os seus alunos um desafio (em anexo).
Esta ideia teve como inspiração um projeto levado a cabo no ano 2000, Ano Mundial da Matemática, pela APM (Núcleo Regional de Bragança) e pela Escola Superior de Educação de Bragança, cujo livro foi editado pela Associação de Professores de Matemática.
O nosso projeto é mais modesto, mas envolveu os alunos do nosso Agrupamento que apresentaram trabalhos interessantes e criativos.
Assim, com o apoio da Direção do nosso Agrupamento, levámos a cabo a edição de um exemplar onde constam todos os trabalhos entregues, ficando o mesmo disponível na Biblioteca Escolar, para que todos tenham oportunidade de apreciar os trabalhos dos alunos.

Gratos a todos os que colaboraram nesta iniciativa


Os professores do grupo 500

 

AN matemática IMG 5262

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL