As docentes de Matemática a lecionar o Ensino Básico, com o objetivo de motivar os seus alunos para o estudo da disciplina, propuseram a construção de uma estrela de Natal que devia ser acompanhada da biografia de um matemático e de um relatório onde constasse, de forma clara e precisa, a técnica e materiais utilizados, a aplicação/utilização da Matemática, a bibliografia e/ou netgrafia consultada, bem como, as dificuldades vivenciadas, pelo aluno, na sua realização devendo, ainda, incluir o cálculo da área e do perímetro de alguns elementos da sua estrela.
A adesão dos alunos foi considerável, embora investissem mais no aspeto plástico do que no suporte escrito que o deveria acompanhar.
Contudo, as mesmas docentes realçam que este tipo de trabalho é facilitador da entreajuda entre pais e encarregados de educação e entre os próprios discentes, criando-se relações interessantes e profícuas.
Lembrando que a Matemática não são só números, tal como referiu Nicolai Lobachevsky:
“Não há nenhum ramo da Matemática, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real”,
eis o resultado deste trabalho que se encontra exposto no átrio principal da Escola.