A maior feira de tecnologia de informação do mundo, a CeBIT, em Hannover, recebeu uma comitiva de cerca de 70 alunos e docentes da Escola Secundária de Serafim Leite. Este evento ímpar, que decorreu de 5 a 9 de março, onde estiveram presentes cerca de 4100 empresas de 70 países diferentes espalhadas por 23 pavilhões, centrou o seu tema, este ano, na economia digital e nas suas conexões com a indústria tradicional bem como nas novidades que as novas tecnologias oferecem aos consumidores.
A comitiva da Serafim Leite, constituída por duas turmas de alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (11.º D e 12.º E), uma turma de alunos do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão (11.º E), cursos co-financiados pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), um Auxiliar Educativo, para apoio a um aluno com mobilidade reduzida, e 8 docentes, visitou a feira no sábado, dia 9 de março, e desde a abertura das portas, às 10:00, até ao encerramento, pelas 18:00, foram visitados inúmeros stands destacando-se a imperdível possibilidade de visualizar e experimentar uma "televisão transparente", mesas tácteis, inúmeros gadgets, equipamentos de redes informáticas, novas soluções de cabos de fibra ótica, software de gestão, o telemóvel Nokia Lumia 720 com o Windows 8, o Tablet PC Surface Pro da Microsoft e várias conferências. Salientam-se ainda, pela sua grandiosidade de produtos e ofertas, os stands da IBM, Microsoft, Samsung, SAP e Deutsche Telecom. Não menos importante, até pelo volume de negócios que movimenta, a industria dos videojogos também marcou presença na CeBIT. Ver ao vivo e a cores o IEM (Intel Extreme Masters) do jogo League of Legends, mesmo que tenha implicado alguma espera, valeu a pena! Sentir a vibração dos adeptos ao ver jogadores profissionais como SK Ocelote, e tirar fotos com o Top Laner SK Kevin, foi também uma experiência inesquecível!
A comitiva deixou a cidade de São João da Madeira na quinta-feira, dia 7, pelas 3:00 da madrugada rumo a Frankfurt, onde pernoitou três noites, tendo regressado, pelas 13:00 de domingo, à Escola Secundária de Serafim Leite. A estadia numa das cidades da Alemanha mais fortes a nível financeiro permitiu conhecer os pontos turísticos mais importantes como a Main Tower, o maior arranha-céus de Frankfurt com 200 metros de altura, o museu de ciência Experiminta Science Center e a praça Römer, onde se encontra o edifício da câmara municipal e a parte mais típica e antiga da cidade.
Salientam-se os testemunhos de alguns alunos:
"Na Cebit encontramos e descobrimos novas tecnologias que possibilitam novas funcionalidades e que abrem um novo mundo na área da tecnologia. Com esta visita tivemos contacto com possibilidades que não conheciamos mas também com novas culturas. Para o ano queremos mais!"
Inês Santos e Marcelo Andrade, 11.º D, Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas Informáticos
"A nossa viagem contribuiu bastante para nos incentivar a estudar, para que, um dia, sejamos nós a representar aquelas grandes marcas, ou a mostrar a nossa própria marca!"
Ricardo Silva, 11.º E, Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão
"Foi uma oportunidade única que nos proporcionou grandes momentos de aprendizagem e de convívio. Esta mistura fez com que o produto final fosse algo que nos marcasse para o resto da vida e nos fizesse sentir recompensados pelo trabalho feito anteriormente."
Daniela Novo , 12.ºE, Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas Informáticos
Também os pais não ficaram indiferentes a esta visita de estudo e deixaram o seu testemunho:
"Foi na passada quinta feira [...] que o já homenzinho, sem sono, ansioso e cheio de espectativas, aguardava a chegada da sua boleia para se juntar aos restantes colegas de curso [...] para prosseguirem na sua primeira visita de estudo ao estrangeiro. Esta saída do país deixou os pais um pouco apreensivos, no entanto, confiaram nos professores e consideraram na benéfica por permitir constatar outras realidades tanto sociais como culturais e assim melhor perceberem o mundo no qual estão inseridos e do qual poderão fazer parte. [..] Chegou cansado, mas com um olhar mais cheio em relação ao que o rodeia e um horizonte mais alargado...."
Jaime Marques, Encarregado de Educação de João Marques, 11.º D, Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas Informáticos
"Penso que esta feira vai ajudar a que estes jovens se tornem mais responsáveis e interessados em aprender [...]. Espero que os nossos futuros técnicos de Informática se lembrem deste dia por muitos anos. Esta visita de estudo constituiu uma mais-valia para alunos e professores e, para além do que os alunos aprenderam, foi também uma forma de professores e alunos se puderem conhecer melhor e conviverem de uma forma diferente."
Paula Silva, Encarregada de Educação de Ricardo Silva, 11.º E, Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão
"Eu penso que a visita de estudo à Alemanha, organizada pela escola Serafim Leite, foi bastante produtiva para o meu filho, quer a nível informático quer a nível pessoal. Acho que o meu filho evoluiu a nível pessoal, pois teve que se "desenrascar" num país onde a língua é completamente diferente. Ganhou experiência em partilhar e respeitar o espaço dos outros graças à convivência diária com os colegas que também participaram na visita de estudo, ultrapassando as dificuldades que lhe foram aparecendo."
Sandra Pádua, Encarregada de Educação de Hugo Costa, 12.º E, Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas Informáticos
Esta visita de estudo teve como principais objetivos contactar com mercados, produtos e soluções emergentes, incentivar a abertura à inovação, promover o espírito empreendedor e o assertivo exercício de uma cidadania europeia ativa considerando a organização o seu cumprimento na íntegra. Para além do espírito de pertença e curiosidade, destacam-se a responsabilidade e bom comportamento de todos os alunos participantes.
Uma palavra muito especial de agradecimento à Direção e aos Serviços Administrativos pelo muito que apoiaram a organização desta visita de estudo!
A organização da visita de estudo à CeBIT
Professores António Ferreira, Elisabete dos Inocentes, Fátima Pais, João Paulo Barros, José Paulo Sá, Luís Pereira, Paula Gaio e Raquel Moreira