Mais uma vez, o "Torneio dos Jogos Romanos", no nosso estabelecimento de ensino, contou com a aliança entre as disciplinas de Português e Matemática. Assim, no âmbito do clube "Matemática e o Jogo", coordenado pelo docente António Azevedo, teve lugar, no pretérito dia 26 de abril, a partir das 15 horas, na Biblioteca serafina, o "III Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro", cujo público-alvo era os alunos dos 2.º e 3.ª ciclos.

Nesta edição, a devida organização/dinamização esteve a cargo da turma B, do 11.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, tendo sido coordenada pela docente Dina Sarabando, a qual contou, igualmente, com a colaboração da Diretora de Turma, Vanda Avelino, e de algumas alunas do 11.º C, que mostraram as suas habilidades...

Contudo, antes da exibição deste evento, a turma do 11.º B deu asas à criação do cartaz de divulgação junto da comunidade educativa, assim como à elaboração dos certificados de participação e dos diplomas para os legítimos vencedores dos diferentes jogos: tábula, moinho e soldado.

Após esta fase mais burocrática, tendo a docente Dina Sarabando elaborado uma peça de teatro, contribuindo para a dinamização do evento, a turma reorganizou-se em quadros cénicos, decidindo-se quem assumiria determinado papel. Cada personagem seria vestida a rigor, de acordo com o panorama epocal, cujos trajes foram, gentilmente, cedidos pela docente de Português. Só assim seria possível cada aluno encarnar a respetiva personagem clássica interveniente na cerimónia de abertura dos afamados jogos clássicos. A fim de se contribuir para um honroso evento, solicitou-se o extraordinário auxílio de algumas alunas do 11.º C (Andreia Silva, Cláudia Tavares, Jéssica Correia, Daniela Bastos e Daniela Oliveira) que ficaram encarregues (e muito bem!) da parte logística relacionada com a maquilhagem e a parte de cabeleireiro.

Era chegado o dia!... O espaço estava recriado... os jogadores chegavam ao espaço de disputa... e os atores posicionavam-se para a devida representação, prontos a pisar o palco do mundo romano!

Nos bastidores de toda esta magnânima produção, após a improvisação de um salão de cabeleireiro e de um outro de maquilhagem, os atores admiravam a sua figura, parecendo mesmo que tinham viajado no tempo! Estavam fantasticamente irreconhecíveis e... magnificentes!

Silêncio imposto, visto que, embora distantes no tempo, ouviam-se, virtualmente, as pancadas de Molière... Nervos à flor da pele, mas, cumprindo a seriedade necessária, o entusiasmo foi crescendo, até porque os dinamizadores estavam conscientes da magnitude e da responsabilidade do acontecimento... Chegava, então, o momento, o momento de mostrar que os alunos do 11.º B estavam à altura e que eram, realmente, capazes de uma verdadeira criação romana!

Tudo a postos para se gravar e fotografar o evento e, após as palavras encorajadoras da professora de Português, começava a dramatização:

- no primeiro quadro cénico, surgiram, para gáudio da assistência pequenota, duas matronas romanas, Plautila (Kelly Silva) e Minerva (Daniela Santos), que vinham assistir à performance dos seus "filii", acompanhadas pelos seus cómicos escravos, Terentius (Pedro Sá) e Petronius (Bryan Moreira);

- no segundo quadro, apareceram, cumprindo os seus afazeres, dois soldados romanos (Rui Paiva e Simão Magalhães) que anunciavam a chegada da comitiva imperial;

- no terceiro quadro, pomposamente, mostraram o seu ar real o Imperador Caius Iulius Caesar (Miguel Lopes) e a Imperatriz Cornelia Cotta (Sara Santos), acompanhados pelos soldados;

- no quarto quadro, teve lugar uma sessão de poesia, a cargo das declamadoras Carla Almeida, Inês Martins, Sara Martins, Andreia Rocha, Marta Rocha e Sara Santos, ao som de Bach, interpretado por Miguel Lopes, o próprio soberano (qual Nero), na sua viola de arco:

- por fim, pela voz do Imperador, é anunciado o efetivo início dos jogos romanos.

E, após este momento artístico, os participantes estavam já bastante inspirados para revelarem os seus dotes lúdicos. Enquanto decorreram as diversas eliminatórias, o grupo de alunos foi calcorreando o chão da nossa acolhedora e simpática Biblioteca, conferindo ao ambiente a dignidade merecida.

Todas as etapas desta atividade conjunta contaram com a benemérita presença da Diretora do nosso império, Dr.ª Irene da Silva Guimarães, e da Subdiretora, Dr.ª Alexandra Pinto.

Todo este momento histórico chegara ao fim! Tínhamos de arrumar as nossas roupas de "príncipes" e "princesas", de sair do nosso reino mágico e de regressar à realidade.

Missão cumprida! Para o ano haverá, com certeza, mais uma viagem rumo ao mundo clássico! Quem serão os protagonistas? O tempo o dirá!...

Valete, populus serafinus!

Bona fortuna!

Os viajantes do tempo,

11.º B e Dina Sarabando

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL