"Mens sana in copore sano" foi a máxima latina retirada da Sátira X do poeta latino Juvenal, que serviu de suporte à palestra realizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (DMCE) do nosso Agrupamento. Como explicou, logo no início, o Prof. Pedro Gual, que organizou o evento em conjunto com a Profª Elisabete dos Inocentes, a palestra incidiria mais sobre o tema "mente sã"; o "corpo são" ficaria a cargo de cada um dos presentes. Para isso, promotores tomaram a iniciativa de fazer uma recolha de folhetos de instituições sanjoanenses onde se pode cuidar do corpo: ginásios, clubes, associações...
Pedro Neves, jornalista, empresário, animador de espetáculos, um verdadeiro "homem dos sete instrumentos", foi o orador da sessão. Conforme diria a Profª Elisabete Pedro Neves contou-nos alguns momentos da sua experiência de vida, dignos de argumento para filme.. ..durante a palestra rimos e sofremos com ele... ouvimos, na primeira pessoa, um exemplo real de como "se pode dar a volta por cima", mantendo sempre esse princípio da mente sã.
A palestra anual é uma atividade a que o DMCE já nos habituou e que, nos anteriores versou temas como "As observações telescópicas de Galileu" e, no ano passado, "A Matemática, a Terra e o Universo". Normalmente estas palestras incidem no domínio científico ou pedagógico: este foi o primeiro ano em que o foco incidiu sobre um tema do domínio pessoal.
No final, os organizadores sintetizariam a experiência desta forma e realçaram os aspetos mais positivos:
Partimos da famosa citação latina "uma mente sã num corpo são", derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, que no seu contexto é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida, para procurar auxiliar os docentes do AESL no encontro desejável dos seus equilíbrios. Julgamos que os presentes descomprimiram e se consciencializaram para a união e complementaridade existente entre corpo e mente e entre vida pessoal e vida profissional.
Aspetos mais positivos:
- O orador convidado.
- O fator surpresa.
- A imagem gráfica do evento.
- O apoio de instituições promotoras do desporto em São João da Madeira, nomeadamente AEJ, ADS, Gimnofísico e Shaolin Si.
- O apoio da OLMAR.
- O apoio da Direção do AESL.