O Festival Nacional de Robótica, que decorreu em Torres Vedras, contou com a participação de um grupo de seis alunos do curso Profissional de Eletrónica Automação e Comando – 10ºano.


O Festival Nacional de Robótica é uma competição que reúne alunos desde o 2º ciclo até ao ensino universitário e que visa apurar as melhores equipas para representar Portugal nas competições Internacionais. O AE Serafim Leite fez-se representar por um grupo de seis alunos do curso de Eletrónica Automação e Comando que participaram em duas provas; Robot OnStage e RobotOeste. Durante quatro dias, estes alunos tiveram a oportunidade de programar os seus robots para superar os desafios de cada uma das provas.
A equipa que programou quatro Robots para a prova RobotOnStage, desenvolveu o software para os quatro robots, tendo sido premiada com uma menção honrosa que destaca esta equipa das restantes pela qualidade do software desenvolvido.
Não obstante a satisfação dos alunos por terem sido desatacados pela qualidade do software desenvolvido, mais uma vez os alunos do Curso de Eletrónica Automação e Comando, do AE Serafim Leite, projetam o nome da sua escola a nível nacional, ficando reconhecidos pelas competências técnicas que demonstram ter.
Os docentes que acompanharam estes alunos durante o presente ano letivo, destacam que estes resultados foram alcançados, porque houve um envolvimento da toda a comunidade escolar. Desde o primeiro momento até ao culminar desta atividade estiveram envolvidos alunos do 8ºano que tiveram a oportunidade de imaginar e desenhar as figuras que decoraram os quatro robots. Coube aos alunos do 11ºB – Design gráfico - dar forma a essas mesmas figuras. E finalmente os alunos do 10ºG – Eletrónica Automação e Comando deram vida às quatro catitas criaturas “Kiwi”.
Todo o trabalho foi desenvolvido em contexto de sala de aula em articulação com o club de programação e robótica, onde as aprendizagem tiram o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo onde a cooperação e o trabalho colaborativo entre diferentes níveis de ensino e cursos mostra ser o ponto forte do processo educativo dos alunos desta escola.

Marco Vasconcelos

AN robótica alunos1

 

AN alunos e professores

 

AN robótica alunos3a

 

AN robótica alunos4

 

AN Menção Honrosa

 

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL