Um grupo de alunos do curso técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, coordenados pela professora Fátima Pais, desenvolveu uma aplicação com o nome “SandSpace”, que visa a recolha da perceção dos utilizadores, quanto à frequência das praias e a sua disponibilização ao público em geral.
Através de um sistema de georreferenciação, que inclui 580 praias oceânicas e fluviais de Portugal continental, Madeira e Açores, os utilizadores da “SandSpace” terão acesso a um sistema de semáforos que lhe indicam a situação em cada praia: verde, pouca gente; amarelo, poucos lugares vagos; vermelho, praia encerrada. As praias sem informação aparecem referenciadas com sinais verdes de menor dimensão.
A informação é fornecida pelos próprios utilizadores da aplicação e refere-se às duas últimas horas. Através de um gráfico, a SANDSPACE indica também o número de pessoas que deram a informação e a hora a que o fizeram.
Esta aplicação está já disponível para download na Google Play Store e pode ser encontrada em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.essl.sandspace assim como todos os detalhes da APP.
(Dada a repercussão que este acontecimento tem vindo a ter na rádio, imprensa e televisão nacionais, juntamos os links para algumas notícias já publicadas.)
Respostas aos juízes APPs for Good - Inglaterra
Entrevista SandSpace RTP2 Sociedade Civil
Apresentação no Youtube (versão inglesa)
Apresentação no Youtube (Versão portuguesa)
Alunos: Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro
Professora Fátima Pais