Uma equipa de quatro alunos do Curso Técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (11ºC), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) esteve presente na competição internacional de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), que decorreu na República Checa entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março. A Mendelova St?ední Škola, na vila de Nový Ji?ín foi o local escolhido para a realização da competição.


Os alunos foram acompanhados pelas professoras Fátima Pais, diretora do curso, e Elisabete dos Inocentes, também professora de informática.
A competição desenvolveu-se em três fases, sendo a primeira um concurso de criação de logótipos que decorreu localmente no AESL, em que vários alunos concorreram, mas só um foi selecionado. Uma outra fase decorreu também no AESL, e na qual participaram cerca de cinquenta alunos, dos quais os três melhores foram escolhidos. Nesta fase, o principal objetivo era participar na terceira fase da competição, que iria decorrer na República Checa.
Participaram nesta competição um total de 24 alunos de seis países.
Os vencedores da competição internacional de ICT são portugueses e do AESL!
1º lugar - Ruben Fernandes
2º lugar- Rui Miguel Costa
Os alunos David Faria e Gabriel Campos conseguiram também os honrosos 7º e 8º lugares! No conjunto, a equipa do Agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite obteve o prémio de melhor equipa da competição.


Uma experiência única e inesquecível
O aluno Rúben Fernandes, vencedor do concurso, destacou que o mais interessante em toda a competição foram as experiências vivenciadas, a formação de novas amizades, a aquisição de conhecimento sobre outras culturas e não os prémios em si, pois já tinha considerado a viagem como o melhor prémio.
Além da experiência competitiva, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco da realidade social e histórica da República Checa e de conviver com alunos de outros países. Esse aspeto da experiência não deixou de ser salientado pelo aluno Rui Miguel Costa, “a República Checa é um país bastante diferente de Portugal, porém interessante, devido às diferenças culturais em termos históricos e aos comportamentos dos seus cidadãos. As cidades são encantadoras, com as suas paisagens e seus monumentos fascinantes”.
“O que mais me chamou a atenção foi a nossa visita ao centro de ciência U6, com o tema da revolução industrial. Recomendo a toda a gente que passar por Ostrava a visitar este centro de ciência”, diria o aluno David, ainda mal refeito pelas sensações de uma semana de dura competição, a que não faltou a componente do convívio. “Ficamos alojados no Hotel Praha, tomávamos o pequeno almoço e depois íamos para a escola onde decorria a competição. À noite, a partir das 19 horas, o movimento na rua era de pouco a nenhum, a essas horas já está toda a gente em casa a dormir. Mas alguns restaurantes continuam abertos até por volta das 22h30, portanto acabaríamos por jantar por volta das 21h00”. O aluno Gabriel Campos ficou particularmente impressionado com a beleza dos campos grandes e verdes que avistou nas viagens entre Praga e a vila de Nový Ji?ín, e das praças que encontrou tanto na capital como na aldeia em que os alunos ficaram alojados. “Visitámos a aldeia de Štramberk, uma aldeia bastante estranha, com edifícios lindíssimos e uma história bonita. No conjunto, ficamos a perceber que o ensino ministrado no nosso Agrupamento e no nosso país, não fica atrás dos outros países e das outras escolas, pelo contrário, estes resultados provam que, quando nos aplicamos, conseguimos ser melhores do que os melhores”.
O aluno Gabriel realçou ainda o papel dos professores do Agrupamento: “os nossos professores trabalharam imenso, para tornar este projeto uma realidade inesquecível. Também sentimos o apoio e presença da direção do Agrupamento”.
Em resumo, esta foi uma oportunidade ímpar de os alunos da Serafim Leite mostrarem o seu valor, resultante também do esforço e empenho de toda uma comunidade educativa, que tenta sempre fazer o melhor e preparar os seus alunos para o futuro, seja ele qual for.
Parabéns aos alunos e aos professores que contribuíram para esta excelente vitória.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

Para ver todas as fotos, clique em

A Serafim Leite na República Checa

 

1erasmus checaAN