Hoje, dia 27 de maio, na EB de Fundo de Vila, fizemos várias experiências “científicas” na escola, cuidadosamente preparadas pelas nossas professoras de ciências. Rodamos pelas salas, ouvimos com atenção as suas explicações, demos as nossas opiniões, “ativamos” os nossos conhecimentos e participamos entusiasticamente nas experiências.


A 1ª atividade que experienciamos foi “A água que arde?!”, depois “Há vida no solo” e a terceira relacionava-se com a eletricidade.

Utilizamos vários materiais como água, isqueiro, cartazes identificativos que nos ajudam a perceber que nos locais onde estão afixados há perigo de fogo. Havia ainda uma taça com terra, uma minhoca, um bicho-de-conta, uma lupa estereoscópica, fios elétricos, limões, batatas, uma pilha, lâmpadas, uma campainha e uma ventoinha de brincar.

Aprendemos que as crianças não devem mexer no fogo nem em produtos inflamáveis por haver perigo de incêndio. Na lupa nós vimos um milípede também conhecido por maria-café. Ficamos muito admirados e até quisemos repetir.

Aprendemos também que o cobre e o zinco são condutores de eletricidade e que há alimentos ácidos, como a batata e os citrinos que “produzem energia”, utilizada para acender uma pequena lâmpada.

Estas atividades foram pedagógicas e divertidas pois aprendemos “ciência” a brincar!

Foi um dia diferente, verdadeiramente, de ciência!

ciencia brincar1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL