O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) participa, mais uma vez, num projeto-piloto, agora, na área financeira, denominado POR TUA CONTA, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Profissional.

No próximo mês de março, na turma C do 10.º ano, Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, irá iniciar-se a implementação do projeto “POR TUA CONTA”. Este projeto foi pensado para ser implementado nas Escolas/Agrupamentos dos Municípios da Área Metropolitana do Porto, a turmas do Ensino Profissional, e tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências essenciais, na área financeira. É um projeto bianual, com cerca de 50 sessões. No presente ano letivo serão dinamizadas 20 sessões.

A literacia financeira dos cidadãos é reconhecida como sendo essencial para o desenvolvimento económico e financeiro de um país. Sabemos, hoje, que os conhecimentos neste âmbito se refletem em cidadãos mais conscientes, possibilitando-lhes, simultaneamente, fazer escolhas mais acertadas. Sabe--se que a existência de baixos níveis de alfabetismo económico e financeiro debilita a economia de um país. A iliteracia, nesta área, tem um impacto bastante nefasto na sociedade, repercutindo-se, frequentemente, na pobreza e na desigualdade social.

O objetivo crucial da implementação deste projeto, alicerçado, sem dúvida, na Cidadania e Desenvolvimento, consiste em incrementar competências nos alunos que lhes permitam uma transição tranquila para a vida ativa, com todas as exigências e responsabilidades inerentes à mesma.

O projeto em questão é promovido pela Fundação Dr. Cupertino de Miranda em parceria com a Área Metropolitana do Porto.

conta1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL