No passado dia 11 de abril, os alunos das turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo ao Porto e a Paços de Brandão, no âmbito das disciplinas de português, história, ciências naturais e físico-química.


Primeiramente, foi feita uma visita à Casa da Música, com a presença de dois guias que fizeram uma apresentação dos espaços que integram a construção, à exceção da "Sala Suggia", dado que estava a ser utilizada para um evento privado. De acordo com as explicações dos guias, os alunos ficaram a saber que o espaço é multifuncional e está ao serviço de diversas instituições que queiram levar a cabo todo o tipo de espetáculos.
Para concluir o itinerário da manhã, alunos e professores visitaram o World of Descoveries e aí foram-lhes fornecidas informações sobre o período dos descobrimentos, ficando a saber o tipo de embarcações, os instrumentos de navegação, a vida a bordo, as grandes viagens efetuadas pelos portugueses e os novos produtos vindos do oriente. Para finalizar esta etapa, os alunos e os professores, em grupos de quatro, realizaram uma viagem marítima que lhes deu a oportunidade de conhecer todos os lugares que os portugueses alcançaram, aquando a expansão marítima.
Após um almoço apressado no Arrábida Shopping, chegou a vez de continuar a visita em Paços de Brandão, para visitar o Museu do Papel. Este museu tem a particularidade de fabricar o papel num espaço de produção manual, que é uma grande atração para os visitantes. O guia deu também a conhecer que este espaço revela a importância que algumas fábricas do concelho de Sta. Maria da Feira tiveram, ao longo dos séculos XVIII e XIX.
Esta viagem foi do agrado dos alunos, pelo convívio e pelos ensinamentos que proporcionou a todos os participantes.

Notícia elaborada na aula de Português do 8º B, com a Profª Lurdes Gual.
Transcrição da aluna Maria Brito

 

Para ver todas as fotos, clique em:

8º ano – Nos caminhos dos descobrimentos e do fabrico do papel.

 

8º Porto

 

8º Porto1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL