Foi assim que tudo começou…
Há alguns anos, o escritor português BRUNO MAGINA, conhecido no meio literário por escrever obras para a infância e juventude, teve uma ideia: desafiar os alunos de todo o país e ilhas a criar uma história. Desta forma, os alunos seriam os ilustradores dos textos que o autor Bruno Magina se comprometia a escrever de acordo com as ilustrações apresentadas. Nascia assim, o “PROJETO TU Desenhas, Eu Escrevo!” que já vai no quinto ano consecutivo.


Os objetivos deste projeto são claros e variados, visando desenvolver o gosto pela criação, perceber as etapas da elaboração de um livro, reconhecer a relação entre ilustração e texto na composição de uma história… e produzir um livro coletivo!
Perante este desafio, as turmas do 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola EB Fundo de Vila deram asas à imaginação e começaram a experimentar e a criar desenhos de tema livre. Os trabalhos deveriam espelhar criatividade evitando estereótipos como desenhos com apenas flores, nuvens, casas, assim como evitar o uso de colagens. O desafio era cativante e o resultado foi muito diversificado e surpreendente!
Aos professores coube a tarefa de recolher os trabalhos e enviaram-nos ao autor tendo certo que as crianças ficaram expectantes. Algumas nunca imaginando até, que algo viesse a acontecer de verdade. Mas aconteceu!
Recentemente, os alunos receberam do autor um exemplo/excerto da coletânea da turma. O final de cada história foi deixado em aberto, «uma decisão/escolha meramente estética», segundo o autor, que lhe pareceu ser mais aliciante pelo facto de «poder dar "voz", “espaço” e “tempo” aos/às pequenos/as artistas».
Como era de esperar, os alunos ficaram deliciados e entusiasmados por verem os desenhos que criaram em sala de aula fazerem parte de uma história que vai ser editada em livro.
E agora aguardamos, com ansiedade, o “produto final” do nosso trabalho em consonância com o do autor Bruno Magina!

Para quem não sabe…
Bruno Magina nasceu em Lisboa, em 1984.
Em 2009, três anos após ter concluído a sua licenciatura em Ensino Básico e já com vários artigos publicados, iniciou o seu percurso em Educação e Formação de Adultos, que culminou com o Prémio de Reconhecimento Social à Educação.
A partir de 2012, enveredou pelas artes (música, teatro e fotografia), de forma assumida e definitiva, tendo em vista o combate à discriminação pela orientação sexual e pela identidade de género.
Foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores 2015, dos Much More Awards 2015-2016 e dos Prémios Time Out Lisboa 2016.
É autor de três livros infantojuvenis: A Vila das Cores (PNL/Ler+), Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão.

 

tu desenhas

 

tu desenhas1

 

tu desenhas3

Bruno Magina

(https://esqrever.com/)

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL