Hoje, na escola, celebramos a chegada da primavera! Foi na aula de Ciências Experimentais. Fizemos “Flores flutuantes” coma a ajuda das professoras Guida e Isabel.


Primeiro, pintamos e recortamos flores de quatro pétalas. Depois, dobramos as pétalas até ao centro da flor, vincando-as muito bem.
De seguida, colocamo-las numa taça com água e … para espanto de todos nós, as pétalas, muito lentamente, começaram a abrir até ficarem totalmente abertas e estendidas, na água. Ficamos maravilhados a observá-las!
Eis a explicação para tudo isto: o papel é absorvente, o que significa que a água pode penetrar nele. À medida que a flor absorve a água, as pequenas fibras que compõem o papel incham. Ao crescerem, fazem força para fora, obrigando as pétalas a abrir.
As flores feitas com papel muito absorvente abrem rapidamente, mas as de papel mais grosso e menos absorvente abrem mais devagar.
É uma experiência muito divertida e enriquecedora que podemos fazer em casa ocupando da melhor forma este tempo de confinamento e divertindo, em simultâneo, a nossa família!


Turma do 1º A – Fundo de Vila

 

flores2

 

flores3

 

flores1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL