No âmbito da Semana da Alimentação, os alunos da EB do Parque desenvolveram várias atividades dentro e fora da escola. De salientar a visita ao Parque Molinológico em Oliveira de Azeméis, na qual tiveram a oportunidade de aprender tudo sobre o fabrico do pão. Também elaboraram alguns trabalhos que coloriram o átrio da escola, entre os quais, uma roda dos alimentos gigante, uma mesa decorada com uma toalha com provérbios alusivos ao tema e vários alimentos saudáveis.

 

Visita de estudo ao Parque Molinológico

Dia doze de outubro, no âmbito da semana da alimentação, a minha turma realizou uma visita de estudo ao Parque Molinológico em Oliveira de Azeméis.
A visita foi guiada pelo senhor Manuel, que nos mostrou os diferentes tipos de cereais, como o milho rei, o milho amarelo, o milho branco, o centeio, trigo e trinca de arroz. Explicou-nos que, para pôr a mó a andar usa um arame.
Fomos ao museu onde vimos dois compassos usados para dividir a farinha, uma balança decimal e os medidores.
Mergulhamos a cara na farinha, foi um momento muito divertido!
Fomos a uma padaria, onde entramos nove pessoas de cada vez, subimos uma escadaria onde, do lado esquerdo, existia uma parede que aquecia o corpo. Este fenómeno é explicado com o facto de existir nesse local um forno.
Quando chegou a minha vez de fazer o pão, juntei a massa com a do Daniel. Não resultou, ficou muito grande, era muita massa e então utilizámos outras formas.O pão cozeu no forno enquanto tiramos uma fotografia.
Gostei de tudo quanto aprendemos e realizamos nesta visita de estudo que terminou com o lanche.
Que bela forma de aprender!

Texto elaborado por um aluno do 4ºano da EB do Parque.

 

6

 

1

2

5

3

4


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL