“Maria do Mar”, a peça do grupo “Animoparque”, apresentou-se ao público no dia 9 de abril, na sala Casa de Criatividade. Com uma sala cheia e um maravilhoso cenário marinho, os jovens atores do 3º A da Escola Básico do Parque, orientados pela professora Ana Isabel, representaram magnificamente esta história, inspirada na obra “A menina do mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A história contada no palco
Dois irmãos vivem numa casa junto à praia, desfrutando do contacto com o mar. Brincam e dão longos passeios pelos rochedos que ficam a descoberto nos períodos de maré vaza, apesar dos constantes avisos da mãe que os alerta para os perigos do mar. Num desses passeios, são confrontados com a presença de um polvo, um peixe e um caranguejo que tinham consigo uma menina muito pequenina, com a qual estabelecem uma forte relação de amizade. Mas há um problema: a menina é habitante do mar, vive numa ilha longínqua, de onde não pode libertar-se, por ordem da Rainha do Mar, que tem um poderoso exército de cavalos marinhos e de búzios que ouvem todas as conversas. A partir daí, os dois irmãos tudo fazem para recuperar o convívio com a “menina do mar”.
A peça desenvolve-se em vários quadros, com diferentes cenários, e a ação é por vezes apoiada por um acompanhamento musical e duas jovens e excelentes cantoras, além de belas coreografias interpretadas por um ágil grupo de bailarinas.
O resultado de um árduo trabalho
No final, com o grupo todo em palco, a professora Ana Isabel enalteceu o trabalho dos seus alunos e agradeceu todos os apoios recebidos, da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e de todas as pessoas que se empenharam na construção do projeto. A professora Anabela Brandão, diretora do Agrupamento, elogiou o trabalho apresentado, pela magia com que as crianças tinham conseguido envolver o público na representação desta história maravilhosa.
Depois do espetáculo, as palavras da professora Ana Isabel são o melhor retrato do que se acabava de passar em palco: " É uma satisfação muito grande participar no festival de teatro de São João da Madeira e poder levar a palco um projeto que começou no início do ano letivo e se desenvolveu ao longo de vários meses, num árduo trabalho realizado tanto na escola, como em casa, onde fazia do meu terraço, o meu atelier. É um grande desafio para mim todo este processo, que apesar de exigente, é muito gratificante depois de ver tudo concluído, bem como a alegria e o entusiasmo demonstrados pelas crianças."
Está de parabéns o grupo Animoparque. Esta peça fica a merecer novas representações para as crianças das escolas de S. João da Madeira, que gostarão muito de ver-se envolvidas nas aventuras de “Maria do Mar”.
Celestino Pinheiro, Agora Nós
PARA VERES TODAS AS FOTOS CLICA EM
"Maria do mar", pelo Animoparque