Dois grupos de alunos de vários Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite encontram-se, desde a passada semana, a realizar a sua Formação em Contexto de Trabalho, em empresas estrangeiras, neste caso na Inglaterra e na Alemanha. Estes estágios duram um mês e integram-se no programa “Erasmus+-Profissionais para a Europa”. Nestes dois grupos estão inseridos alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Audiovisuais, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Equipamentos Informáticos, Comunicação / Relações Públicas / Marketing e Publicidade.

O principal objetivo é o de estabelecer contacto com o setor empresarial e realizar visitas técnicas, de forma a retroalimentar os conhecimentos com as práticas e as novas tecnologias utilizadas na indústria de outros países.

Os primeiros depoimentos destes alunos resultam do contacto com a realidade social e histórica dos países, com as empresas e com as famílias de acolhimento, mas referem também as impressões e as dificuldades surgidas na sua integração.
A Ana Catarina, a Maria João, o Rui Brandão e o Rui Rodrigues, todos em Portsmouth, Inglaterra, foram os primeiros a relatar o impacto desse primeiro contacto. Além do cansaço da viagem, assinalado pela Ana, esta aluna regista a beleza da casa onde ficou alojada, enquanto a Maria João relata, ao pormenor, a visita a Londres, “primeiro fomos ver o Buckingham Palace, passeamos e tiramos muitas fotos. Depois visitámos o Hyde Park com muitos animais, adorei os esquilos, nunca tinha visto. Depois disso fomos ao Big Ben. Espetacular! Passeamos pela WestMinster Abbey. Tower Bridge, e paramos para almoçar. Finalmente, estávamos cheios de fome! Depois fomos ao Piccadilly Circus, onde tivemos algum tempo para passear…. espetáculos de rua…. artistas, muitas lojas. Foi incrível! Tenho adorado estar aqui, toda a gente é supersimpática e as paisagens são lindíssimas!”
O Rui Brandão e o Rui Rodrigues, de Equipamentos Informáticos, já tomaram contacto com a empresa onde vão estagiar e destacam a oportunidade de conhecer “um novo mundo, o mundo do trabalho”. O Rui Rodrigues está colocado numa empresa de reciclagem de equipamento informático, “conheci um emprego diferente, que ajuda os outros, e até vamos de Jaguar para o trabalho!"
Na Alemanha, os estagiários começaram por fazer uma visita cultural a Dresden. Em Berlim, o Joel (Eletrónica) não se esquece da boa educação Portuguesa, “hoje como é o dia internacional da mulher, o João e eu, quando regressávamos a casa, comprámos uma rosa e oferecemos à Dona Petra que ficou muito contente.” O Miguel Assunção (TGPSI) já teve oportunidade de visitar uma feira, enquadrada no estágio, “a Pedido da empresa, visitamos ITB Berlim, uma das maiores feiras para profissionais do turismo, com empresas a representar todo o mundo, até Portugal!!!”
O Artur (Mecatrónica) conta-nos as suas primeiras experiências de trabalho, "estivemos a fixar um quadro elétrico na parede, com a ajuda de uma máquina laser, que fazia a esquadria, para determinar os pontos certos para que o quadro não ficasse desnivelado."
A Ana Henriques (TGPSI) revela alguma preocupação com o tutor, que “exige um pouco de nós, sobrevalorizando as nossas capacidades”, mas, quase ao fim da primeira semana, reconhece que “o dia foi um pouco mais calmo, em comparação com o dia de ontem. Talvez porque nos estamos a começar a adaptar ao ambiente de trabalho da empresa, ou porque nos vamos orientando pelas sugestões dos professores da Escola.” O Sérgio (Mecatrónica) assinala as dificuldades de comunicação com o tutor, que “é complicada, pois o seu inglês não é o melhor”.
Além da sua integração nas empresas, estes alunos são colocados em famílias de acolhimento e são acompanhados por oito professores, distribuídos pelas quatro semanas que dura o estágio. Além do acompanhamento dos alunos, estes professores vão ainda fazer cinco visitas profissionais. Registe-se que este é o segundo ano em que se realizam estágios deste tipo, após a experiência muito positiva levada a cabo no ano letivo transato e, que envolveu 45 alunos.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

AN alemanha Ingl


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL