No transacto dia 3 de Junho de 2011, pelas 8 horas e 15 minutos, os alunos do 10ºH, do Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, e os professores António Azevedo (Matemática); Dina Sarabando (Português); Graça Moutinho (História da Cultura das Artes); Isabel Fontoura (Comunicação Publicitária e Criatividade) e Joana Nogueira (Comunicação Gráfica e Audiovisual), partiram da Escola Secundária de Serafim Leite rumo ao Porto, em primeiro lugar, e a Braga, por último, com o intuito de realizarem uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas acima referidas.

Parte 1 – “Jornal de Notícias”

Marcavam 10 horas no ponteiro do relógio, quando os alunos e respectivos docentes invadiram as instalações do “Jornal de Notícias”, mais concretamente o “Media Lab”.

InterJN

Depois de oferecerem, aos estudantes, coletes e identificações do “JN”, e após a calorosa recepção, foi-lhes proposto que fossem fotografados, para que a respectiva fotografia fosse publicada na edição seguinte do jornal, o que sucedeu na edição nº3, do ano 124, de Sábado, dia 4 de Junho de 2011. Com certeza que os alunos do 10º H nunca esquecerão este dia em que se tornaram celebridades jornalísticas!

Fotosturma

Eis o testemunho da passagem da Serafim Leite pelas páginas do “Jornal de Notícias” …

recorteJN

A visita ao “Media LAB JN” decorreu em duas fases: na primeira, foi apresentado um filme sobre o historial do jornal e, no final deste visionamento, os alunos tiveram a oportunidade de responder a questões que lhes eram colocadas sobre o mesmo (Módulo 1: “JN e EU”); já na segunda etapa, a turma do 10ºH, em “ambiente” multimédia, conheceu o “JN” nas suas diversas plataformas.

Urgia, agora, que os alunos se colocassem, verdadeiramente, na pele de jornalistas, partindo para a acção …

A pares, os alunos deram início ao Módulo 2: “JN como exemplo para me “ligar”. Nesta parte doworkshop, criaram-se e publicaram-se capas de jornais com temas à escolha, tendo-se partido, posteriormente, para a atribuição de um título ao respectivo jornal. De igual modo, elaborou-se a titulagem da notícia principal com direito a fotografia de destaque, continuando com duas pequenas notícias também com direito a título e imagem. A última notícia era a menos destacada, pois era a única que não continha uma imagem apelativa.

Os alunos terminaram o Módulo 2, quando, por último, fizeram um anúncio publicitário a um produto à escolha, colocando o mesmo, também, na capa do jornal, concluindo, assim, esta tarefa de 30 minutos.

Trabalhando

Todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 10º H foram publicados, posteriormente, na página online do “Jornal de Notícias”, que poderão ser consultados em http://www.medialab.jn.pt/galeria.asp.

A fim de dar por terminada a visita às instalações do “Media LAB JN”, os discentes realizaram o último Módulo do workshop, “Criar a 1ª página do jornal”, que consistia na realização da manchete do “Jornal de Notícias”, colocando uma fotografia dos pares de trabalho, tirada nas câmaras dos computadores, e criando uma notícia sobre os mesmos. No final deste processo, os alunos tiveram direito à capa original do jornal impressa.

pagina

Os docentes e alunos da Escola Secundária de Serafim Leite despediram-se do “Jornal de Notícias” devolvendo o colete e recebendo, em mãos, a edição de Sexta-Feira da entidade jornalística. Há que manter a actualização da informação… não fosse a turma do 10º H constituída por alunos de Comunicação!

museupequenaParte 2 – “Museu de Arqueologia Diogo Sousa”

Pelas 13 horas, os alunos e professores desfrutaram do seu almoço no shopping “Dolce Vita”, no Porto, onde permaneceram, em convívio, até às 14 horas do mesmo dia, seguindo, depois, para o “Museu de Arqueologia Diogo Sousa”, com visita agendada para as 15h30m.

A visita ao Museu de Arqueologia tinha como objectivo enriquecer os conhecimentos dos alunos relativos aos conteúdos programáticos do Módulo 2, “A Cultura do Senado”, da disciplina de História da Cultura das Artes, e de Matemática, no módulo referente aos jogos.

A visita ao museu começou com uma breve visualização de um filme sobre este espaço cultural e a cidade bracarense, tendo os alunos, a posteriori, usufruído de uma visita guiada, levada a cabo por profissionais credenciados, pelos recantos do museu.

Assim, ao longo deste momento, os alunos ficaram a saber que as colecções expostas no “Museu de Arqueologia Diogo de Sousa” são constituídas por um espólio que resulta da investigação arqueológica, que se tem vindo a realizar na região Norte, com mais eficácia em Braga, e que tudo o que está presente no museu abrange um vasto período cronológico. A exposição está organizada em torno de grandes núcleos: o Paleolítico; o Mesolítico; o Calcolítico; a Idade do Bronze e a Idade do Ferro.

Já com a visita em plena iniciação, os alunos seguiram para a sala 2, onde observaram elementos que ilustram a integração da cidade na época do Império Romano e o desenvolvimento de actividades locais como a cerâmica, os trabalhos em metal e em vidro.

Na terceira sala, os alunos entraram em contacto com informações alusivas ao urbanismo e aos espaços público e doméstico romanos.

Na última sala, tiveram o prazer de encontrar achados associados à religiosidade, durante os períodos romano e paleocristão.

museu

Os estudantes de Comunicação tiveram, ainda, direito a abordar o tema do Módulo B5, de Matemática, “Jogos e Matemática”, numa sala que continha jogos romanos expostos especialmente para os alunos que, assim, no meio de derrotas e vitórias, conviveram e jogaram uns com os outros, sempre em clima amigável.

Também, de acordo com o mesmo tema, numa última passagem pelo museu, o 10ºH visitou uma sala que continha trajes e acessórios em estilo romano, confeccionados neste local, e, aqui, dois alunos, Carlos Almeida e Liliana Paiva, tiveram o privilégio de se sentir autênticos romanos, vestindo duas dessas toilettes clássicas.

Eram 18 horas e 30 minutos, mostrava o mesmo relógio da manhã, quando os docentes e discentes se despediram do magnífico “Museu de Arqueologia Diogo de Sousa”, fazendo, depois, a sua última paragem no shopping de Braga onde desfrutaram de um merecido lanche, após esta viagem à Antiguidade Clássica.

Como não há bela sem senão, todos se despediram, depois, da cidade de Braga, a Bracara Augusta, tendo chegado ao nosso estabelecimento de ensino cerca das 20 horas e 30 minutos.

Missão cumprida? Com certeza! Os alunos, sobretudo, viveram aventuras jornalísticas e artísticas, que se tornarão inesquecíveis e tão louváveis, tendo em conta o curso que frequentam…

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL