No passado dia 28 de Fevereiro, os alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, do 10ºB, realizaram uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Filosofia ao Paços da Cultura em São João da Madeira, para ver uma exposição de Ricardo Pistola, com os seguintes objectivos: ( clique em continuar para ver ) 

• Identificar a abordagem/corrente estética em que se insere/aproxima o trabalho de Ricardo Pistola;

• Interpretar o título da exposição;

• Relacionar o título 'Trait_it' com o trabalho do artista;

• Analisar se o trabalho exposto, do artista, é pintura ou desenho.

Partimos da escola por volta das 10:30h e chegamos por volta das 11h. À chegada do Paços da Cultura, a professora Stella Azevedo deu-nos algumas informações sobre a exposição e de comportamento. Dirigimo-nos à sala onde vimos as obras de Ricardo Pistola.

Ao longo da exposição a professora foi-nos esclarecendo algumas dúvidas que nos iam surgindo para que depois conseguíssemos responder aos objectivos, que nos foram dados, de uma melhor forma.

Ao ver esta exposição, conclui que esta era uma exposição de desenho e que se integra na corrente estética do abstracionismo geométrico. A arte abstrata, é uma arte que tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao estado de espírito. Assim, a arte torna-se abstrata, quando o pintor rompe a ligação entre a sua obra e a realidade visível. O abstracionismo, torna-se geométrico, quando as formas e as cores são organizadas de tal maneira que a composição resultante se torna apenas uma concepção geométrica. Desta forma, esta arte enquadra-se com as obras de Ricardo Pistola, visto que ele utiliza muito o traço e, nesta arte, este é um dos elementos mais importantes. Com alguma ajuda extracurricular, e com alguma pesquisa, descobri que o título significa "traço que", o que me leva a crer que o título, de certa forma, quer dizer que cada um de nós é que tem de tentar imaginar a que é que os traços das obras da exposição se referem.

Achei a exposição muito interessante e visto que estou num curso de artes é sempre muito bom conhecermos novos artistas e as suas obras.

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL